Os vereadores Silvio Tolfo Tondo e Ricardo Rosso estiveram na Secretaria da Saúde do Estado no final da semana passada, acompanhados pelo Diretor Administrativo da Secretaria de Agricultura do Estado, Carlos Carvalho, e foram recebidos pelo Sr. Alberto Tomasi, Diretor do Gabinete do Secretário João Gabbardo, para tratar sobre repasses que estão em atraso ao hospital de Caridade Dr. Victor Lang, além de incentivos para o Centro Oftalmológico e Traumatologia e Ortopedia.

Tomasi mostrou os dados de repasse para o hospital, que na semana passada recebeu mais de R$ 400.000,00 da Secretaria de Saúde do Estado, e que realmente existem valores que estão em atraso desde janeiro de 2016, e o governo vem trabalhando para tentar regularizar estes pagamentos o mais breve possível, mas ainda não tem uma previsão para regularizar estas pendências.

Outro assunto tratado foi sobre o andamento do cadastro do serviço da SAMU no programa Portas Abertas, onde o município passa a receber um valor bem maior pelo serviço, onde o Diretor ficou de verificar junto a 13ª Coordenadoria de Saúde, em Cachoeira do Sul, o que está faltando para assinatura do convênio, mas afirmou que irá resolver em breve.

Sobre a Oftalmologia, Traumatologia e Ortopedia, Tomasi disse que nesta semana tem várias reuniões com os coordenadores das regiões, e irá verificar como andam os processos, e ficou de passar aos vereadores um retorno assim que obtiver a resposta.

Silvio e Ricardo solicitaram ao Diretor que avalie estas reivindicações com bastante atenção, pois a saúde em nosso município está num momento bom, e não podem deixar regredir o quadro. Os repasses atrasados podem comprometer o atendimento aos pacientes, e até diminuir os atendimentos no hospital Dr. Victor Lang, e que o Centro Oftalmológico, que já está em funcionamento e a traumatologia e ortopedia, precisam o quanto antes de incentivos da Secretaria de Saúde do Estado, para iniciarem a prestação deste novo serviço ainda este ano, em benefício da comunidade caçapavana.

Data de publicação: 24/05/2016