Os vereadores Ricardo Rosso, Silvio Tondo e Jussarete Vargas do PP, estiveram reunidos com a Secretária de Saúde Rosane Abdala no final da semana passada para falar sobre problemas financeiros do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, relatado pelos médicos da instituição.

Ricardo Rosso informou que os médicos haviam lhe passado a informação de que hospital estaria com repasses atrasados e com isso, com problemas financeiros, inclusive com o atraso do pagamento de salários, de médicos e servidores.

A Secretária Rosane Abdala afirmou que os repasses estão sendo efetuados, por parte do governo Estadual, que vai pagando em partes e as vezes com atraso, mas paga, e por parte do governo municipal, onde os repasses estão em dia. Apresentou um dossiê com dados desde 2012 com números internações e os valores que o governo repassa por estes atendimentos. 2012 – 2.244 internações, R$ 960,85 por internação; 2013 – 2.236 (cada), R$ 1.096,94 (cada), 2014 – 2.232 internações, R$ 1.597,86 (cada), 2015 – 2.245, R$ 1.642,63 (cada) e em 2016 – 2.240 (projeção, pois o ano está em andamento), R$ 1.794,94. No Pronto Atendimento, que recebe uma média de 100 pacientes por dia, são 36.000 atendimentos ano, é repassado R$76,17 por paciente, totalizando R$ 2.742.120,00 ano.

Segundo a secretária os municípios receberam o repasse do Estado até janeiro deste ano, mas só estão recebendo o valor que a União repassa, por ser obrigatório, e o Estado que não está cumprindo com a contrapartida. No ano de 2014, foi implantado o IHOSP, um incentivo de 50 mil do Estado para o hospital, que, em 2015 deixou de ser repassado, a informação é de que alguns hospitais receberam incentivos e não cumpriram o contrato, já que foi dado um incentivo para ampliar os atendimentos, e isso não aconteceu. Sendo assim, a Secretária Estadual da Saúde suspendeu todos os incentivos e está revendo caso a caso.

Outro assunto que a Secretária comentou, que os médicos estão reivindicando o sobre aviso, que recebem os profissionais da obstetrícia, pediatria, cirurgia e clínica médica, onde os valores não foram pagos nos meses de abril e maio. Esta semana foi realizada reunião com o prefeito, a secretária, administradores do Hospital e médicos, onde ficou acertado que a prefeitura irá pagar estes meses atrasados do sobre avido e se comprometeu a dar este incentivo por 90 dias, desde que seja contratada uma consultoria para auxiliar a instituição a potencializar as receitas e reduzir as despesas.

Data de publicação: 09/05/2016