A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul realizou uma Sessão Solene na sexta-feira, dia 15 de abril, para realizar a outorga do Título de Cidadão Caçapavano para o músico, cabeleireiro e Luthier Pedro Raimundo Porto Silva (Pedrinho), por indicação do vereador Caio Casanova.

Pedro Porto é natural de Pinheiro Machado, onde residiu até os seis anos de idade, quando sua família se mudou para Santana da Boa Vista, onde permaneceram por 12 anos. Pedro reside em Caçapava do Sul há 32 anos. Filho de Honório da Silva e Santa Pulséria Porto Silva, é casado há 23 anos com Margarete Oliveira da Silva, pai de Meike, Patryne e Luidy, avô de Bryan.

Músico desde os oito anos, Pedrinho tocou em vários grupos musicais ao longo dos anos, entre eles, Os mensageiros, Os Sentinelas e os Andejos de Santana da Boa Vista. Em Caçapava do Sul, tocou com os 3 Piás, Os Filhos de Caçapava, Marcas do Tempo, Matreiros, Aperos, Que Balanço, Tchê Moleque, Styllus Banda Show e Os Centauros. Também fez apresentações fora do Estado com o Grupo Repontes, de Cachoeira do Sul. Participou de grandes festivais nativistas acompanhando o cantor David Menezes Jr. Encerrou sua carreira profissional na Banda Top Plus, de Caçapava do Sul. Tem um CD solo e hoje acompanha seu filho Luidy nos rodeio de Chula e festivais de danças tradicionalistas.

Porto é cabelereiro profissional há 27, diplomado na escola Ubacarsul, em Santa Maria. Luthier desde o ano 2000, quando começou seu trabalho na arte da confecção de instrumentos musicais, onde já produziu vários violões personalizados para músicos da região e de outros Estados. Sua última obra é a “Guitarrucha”, um violão em forma de cuia. Atualmente está trabalhando em um violão ainda mais sofisticado, que traz o gauchismo estampado em seu formato.

Em seu discurso Pedro falou sobre sua trajetória, desde que começou a trabalhar na lida campeira com seu pai, até os amigos que fez durantes estes anos que atuou como músico profissional. Falou das famílias e amigos que lhe acolheram quando aquichegou, e nos músico que fez parceria nestes 32 anos de Caçapava do Sul. Agradeceu emocionado o companheirismo de sua esposa Margarete e de seus filhos. Por fim, agradeceu também ao presidente do Legislativo, Caio Casanova pela distinção de lhe conferir este título de cidadão Caçapavano, “Já me sentia Caçapavano, agora fico feliz por ser de fato”.

Caio Casanova comentou que em 16 anos de como vereador, é a primeira vez que deu um título de cidadão caçapavano. “Fiz esta homenagem ao Pedrinho pelo trabalho que faz há anos em Caçapava do Sul, um trabalho voluntário e silencioso. Além do profissional que é, Pedro é um cidadão que cultua nossas tradições, um grande músico e um artista de mão cheia, que faz instrumentos musicais de primeiríssima qualidade. É um apaixonado pelo que faz. Um verdadeiro cidadão Caçapavano”.

Caio também agradeceu a presença da Secretária de Cultura e Turismo, Maria Alice do Santos, e disse que é uma honra para Caçapava do Sul ter músicos talentosos.

No final Pedrinho fez uma apresentação artísticas com os músicos Silvano Henriques e Enio Leal dias.

Data de publicação: 19/04/2016