O vereador do PP, Silvio Tondo, entrou com uma indicação (nº 37/2015), em novembro de 2015, solicitando que o Poder Executivo instalasse um ponto de recolhimento de lixo eletrônico no município, uma vez que as empresas e a população não tem um local correto para descarte deste tipo de equipamento obsoleto.

Na sexta-feira, dia 19, Silvio Tondo esteve em Santa Maria, visitando a empresa Maringá Metais, que faz a reciclagem de materiais como: latinhas, panelas, perfil, chaparia mista, metal, alumínio duro, inox, antimônio, magnésio, ferros, cobres, chapa rx e off set, chumbo, radiador de metal, rodas, vidros, e também lixo eletrônico.

O proprietário da empresa, Fábio Alexandre Fávaro, natural de Maringá, disse que a empresa desde o seu início optou pela compra e venda de materiais ferrosos e não ferrosos, dando ênfase aos alumínios e seus derivados. Depois de um tempo, começou a expandir sua linha de compras, incluindo ferros e vidros. E à medida que aumentaram as compras foi necessário diminuir os volumes de materiais, diante disso foi adquirida a primeira prensa hidráulica.

O ferro recebido é classificado conforme sua composição, onde algumas categorias são prensadas. Dentre eles se classificam como: fardo, miúda, graúdo e fundido. Todo material é destinado para siderúrgica Gerdau através de uma parceria sólida que se iniciou em 2012.

A partir de 2010, A Maringá Metais começou a trabalhar com a reciclagem de componentes eletrônicos. Os equipamentos são recebidos e triados para realização da manufatura reversa, conforme as características de cada componente. Recebem: computadores, monitores, vídeo cassete, televisores, equipamentos de telefonia móvel e fixa, eletrodomésticos, entre outros. Após esta etapa são enviados para empresas licenciadas que trabalham transformando os componentes em matéria prima. Diante das licenças obtidas a Maringá Metais está fazendo várias parcerias com prefeituras, cooperativas, empresas e pessoas físicas, que como todos estão preocupados em dar um destino correto aos seus equipamentos e proteger assim o nosso meio ambiente.

“Pude ver que a empresa tem uma boa estrutura e está habilitada para fazer o recebimento e o descarte correto do lixo eletrônico. O próximo passo é ver com o prefeito Otomar Vivian a possibilidade de criar um espaço para recolhimento deste material e após enviar para a empresa, diminuindo assim o descarte incorreto destes equipamentos em nosso município, que hoje estão sendo depositados junto com o lixo doméstico. Vamos nos reunir também com a Associação dos Catadores de Lixo de Caçapava do Sul para mostrar o tipo de material que a empresa recebe e também a tabela de valores dos materiais. Pode ser uma alternativa de venda para estes trabalhadores”, disse o vereador.

Fábio também informou que A Maringá Metais em 2014 retirou da natureza cerca de 48.035 Kg de resíduos eletrônicos, e 2.525.718 Kg de resíduos tiveram seu descarte ecologicamente correto.

Data de publicação: 23/02/2016