Na manhã desta segunda-feira, dia 16, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraíso do Sul e Conselheiro da Afubra, Mário Ilo Grützmacher, acompanhado do Produtor Rural Carlos Loewe, de Candelária, estiveram reunidos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul com o Prefeito em exercício Ilson Tondo, o Presidente da Câmara de Vereadores, Caio Casanova, o Secretário Adjunto da Agropecuária, Marcelo Cunha, o Chefe do Escritório Municipal da EMATER, Eng. Agrônomo Gustavo Rodrigues de Lima e o Secretário do STR, Ademar Luís Wagner, convidando para a o lançamento da 16ª Expoagro Afubra no dia 4 de março, durante um almoço no Parque da Expoagro Afubra. A realização da feira será nos dias 21, 22 e 23 de março e, diferente das últimas edições, será realizada de segunda a quarta-feira.

Este ano, a temática do encontro será a erva-mate. A palestra do lançamento será ministrada pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), pelo engenheiro florestal Roberto Magnos Ferron, com o tema “Erva-mate: uma alternativa social, econômica e ambiental para as propriedades familiares”.

Segundo Mário, uma equipe de integrantes da AFUBRA - Associação dos Plantadores de Fumo em Folha no Rio Grande do Sul, visitará cerca de 180 municípios do Estado fazendo o convite para Prefeitos, Câmara de Vereadores, Sindicatos Rurais e dos Trabalhadores Rurais, Emater, Secretaria de Agricultura, mostrando a importância desta grande feira para os produtores rurais.

Com entrada franca, o público poderá conferir os lançamentos e novidades em tecnologias, pesquisas, equipamentos e inovações voltadas ao setor agrícola, principalmente, à pequena e média propriedades. Dinâmica de Máquinas, Pavilhão dos Animais, lavouras demonstrativas, palestras técnicas, Espaço Cultural, Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, Pavilhão das Agroindústrias, Dia do Arroz, Seminário de Turismo Rural, Fórum de Diversificação, Usina de Biodiesel, hortaliças, Quintais Orgânicos, área florestal e exposição de máquinas e equipamentos estão entre os destaques da feira.

As novidades deste ano serão o Seminário sobre Oliveiras; a demonstração de tecnologias para agroindústrias na elaboração de rações e suprimentos para animais a base de mandioca, batata-doce e cana de açúcar; o lançamento de cultivares de batata-doce, amoreira preta e arroz; a exposição e julgamento da raça Gir leiteiro; e os 60 anos de atividades da Emater, entre outras.

Mais informações e a programação completa no site: http://www.afubra.com.br/

Data de publicação: 16/02/2016