Foi realizada na manhã desta quinta-feira, uma sessão extraordinária, convocada pelo prefeito Otomar Viviam, para apreciação de dois projetos de Lei de origem executiva.

O principal deles foi sobre os recursos para a realização do carnaval 2016. O projeto foi aprovado por seis votos a favor, vereadores Pirola, Silvio, Teresinha, Jussarete, Ricardo Rosso, Pedro Gaspar e dois contra dos vereadores Serafim Almeida e Marquinho Vivian. Os vereadores Luis Fernando Torres e Peter Linhares não estavam na sessão em razão de compromissos anteriormente agendados em outras cidades.

Segundo a justificativa do projeto o investimento de R$ 164.690,00 deverá ser utilizado na organização do evento, tendo em vista que o carnaval é o maior evento cultural do País, sendo a expressão máxima da cultura popular Brasileira, e que a cultura é um direito fundamental assegurado ao cidadão.

Conforme ocorreu nos anos anteriores 2014 e 2015, o ponto de cultura ficará responsável pela organização dos bailes de carnaval e desfiles das escolas de samba, de acordo com o plano de aplicação previstos gastos com som, iluminação, banda oficial do carnaval, bandas para shows, som para desfiles, banheiros químicos, lonão, palco, cadeiras, mesas, praça de alimentação, alimentação da corte e da Brigada Militar, transporte da corte, divulgação, segurança, bloco das Minas do Camaquã, taxas de PPCI e bombeiros civis.

O presidente Caio Casanova argumentou que “o carnaval é uma festa popular. É a oportunidade das pessoas que não viajam nesta época aproveitar esta festa e se divertir. Este recurso é próprio da Secretaria de Turismo, e está no orçamento do município, é específico para a realização do carnaval. As pessoas reclamam muito para nós vereadores das condições das ruas e estradas, aqui na câmara e pela rua. O prefeito disse que o problema está na quantidade de chuva, que não dá trégua e nos últimos meses já choveu cerca de 400 milímetros, e assim fica impossível manter as estradas em condições, e também a falta de maquinário para conseguir arrumar todas as ruas e estradas. Temos que ver pelo lado positivo, este dinheiro que está sendo investido no carnaval, a grande maioria gerará emprego e renda para pessoas e empresas da nossa cidade. Várias cidades da região não irão realizar o Carnaval, é uma oportunidade de receber visitantes que deixarão recursos em nosso município”.

O vereador Pirola disse que votou a favor por ser uma questão de ética, uma vez que o orçamento do município foi aprovado em novembro, e constava este valor. Quem votou contra, votou contra seu voto do orçamento. O recurso do carnaval foi administrado para ser utilizado nesta festa popular, onde o povo tem o direito de ser divertir. Lembro que este evento trará recursos de volta para o município. Acreditamos que as pessoas das cidades vizinhas venham participar desta festa e deixar recursos em postos de gasolina, supermercados, bares, restaurantes entre outros.

O vereador Silvio comentou que mesmo que polêmico, temos que encarar que o Carnaval faz parte da cultura do brasileiro, é uma festa popular, e nossa comunidade merece. Conforme o plano de aplicação terá segurança e uma bela estrutura para diversão, como foram nos anos anteriores, além de contratar pessoas da nossa cidade para trabalhar e gerar renda para estas famílias.

Já o vereador Marquinho Vivian disse que sabe que o carnaval é uma festa popular, agora, na situação que se encontra o município de Caçapava do Sul, as pessoas nos cobram diariamente o caos que estão as ruas da cidade e as estradas do interior. Acredito que este valor poderia contribuir para melhorar as condições das ruas e estradas. Segundo meus colegas falaram na sessão, o município tem mais de um milhão em caixa. Porque não usam este recurso para consertar as estradas. Mas a comunidade pode ficar tranquila, pois este recurso deverá ser aplicado em seguida, pois estamos em ano eleitoral.

O segundo colocado em votação foium projeto de lei que visa a abertura de credito adicional especial no valor de doze mil e dois reais, para ser alocado na rubrica para pagamento do consórcio intermunicipal de desenvolvimento do Pampa Gaúcho, autorizado pela lei Municipal n°3558 de 19 de maio de 2015.

Data de publicação: 07/01/2016