Não fiz uma administração para agradar um ou outro, fiz uma administração responsável, do estilo Pedro Gaspar de governar.

O vereador Pedro Gaspar falou sobre sua administração na presidência da Câmara de Vereadores em 2015 e também relembrou as outras vezes que presidiu o legislativo caçapavano.

Segundo Gaspar, administrou o Legislativo em quatro oportunidades, nos anos de 1993, 2005, 2009 e 2015, e sempre empregou seu estilo de administrar, cuidando cada centavo que é gasto pelo legislativo, pois segundo ele, “temos que ter responsabilidade com o dinheiro arrecadado dos impostos pagos pelos contribuintes. Meu estilo de governar foi sempre o mesmo, e independente dos colegas gostarem ou não, este é o estilo Pedro Gaspar de governar”.

Logo que assumiu a presidência da Câmara em 2015, Pedro Gaspar se reuniu com sua equipe, o Diretor Geral, Eriton Talarico, o Assessor Jurídico, Luiz Pinto Torres, o Chefe de Gabinete da Presidência, Lucas Moreira e o Assessor de Imprensa, Daniel Miranda, para apresentar a forma de trabalho e as principais mudanças que seriam feitas naquele momento.

A principal delas foi a criação de um Projeto de Resolução para normatizar o uso de diárias para viagens para fora do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente para Brasília. Segundo o Projeto, o vereador deverá ter projetos aprovados pela Secretaria de Planejamento e também em plenário, e ir acompanhado do prefeito ou do vice-prefeito, para dar mais sustentação na busca por recursos para o nosso município. O Projeto foi submetido a plenário onde foi aprovado por todos os vereadores.

Outra polêmica enfrentada pelo presidente Pedro Gaspar foi sobre as diárias dos vereadores, que no meio do ano, foi divulgado na imprensa, que a Câmara de Caçapava do Sul ficou em quarto lugar, entre as 497 câmaras do Estado. Em vista disso, Pedro Gaspar se reuniu novamente com sua equipe técnica solicitou um outro projeto reduzindo o valor das diárias em cerca de 50%. Uma diária para a capital que era de R$ 250,00 passou para R$ 140,00. A diária para o interior que era de R$ 200,00 ficou em R$ 100,00. “Cortei na própria carne, pois em qualquer lugar o presidente do legislativo recebe a mais para representar a Câmara, e igualei a minha diária de R$ 320,00 para os mesmo R$ 140,00 dos colegas”. O projeto também alterou o número de viagens, de três para duas mensais, sendo uma com o carro oficial e outra com ressarcimento de passagem ou combustível. “Fiz o que acredito que é o certo. Como presidente preciso tomar as decisões, pois somos acompanhados pelo Tribunal de Contas. Esta medida não é simpática perante os colegas, mas eles entenderam que era necessário tomar esta decisão.”

Gaspar disse ainda que não prejudicou a buscar de recursos para o município, pois mesmo com a normatização das viagens fora do Estado e da diminuição das diárias, os vereadores continuaram viajando e pleiteando novos recursos para Caçapava do Sul.

Data de publicação: 06/01/2016