Foi realizada na sexta-feira, dia 18, no Presídio Estadual de Caçapava do Sul, uma solenidade para entrega de cinco celas que foram reformadas com o auxílio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Caçapava do Sul, através do Conselho Penitenciário da Comunidade.

Na ocasião, o administrador do Presídio, Daniel Aquino, teve a oportunidade de apresentar as melhorias que foram feitas na reforma destas cinco celas que estavam interditadas desde 29 de dezembro de 2014, quando oito detentos escaparam pelo teto das celas. Segundo Aquino, os oito fugitivos foram recapturados e apenas dois cumprem pena em Caçapava do Sul, os outros foram transferidos. Disse ainda que esta reforma melhora muito as condições de bem-estar dos presos.

Foi apresentada também uma nova guarita de segurança, que servirá para os guardas fazerem a vigia do pátio do presídio e também de uma sala onde os detentos desenvolvem trabalhos manuais, com recursos oriundos do Poder Judiciário, que foi conseguido através do Conselho Penitenciário da Comunidade.

Estavam presentes no evento a juíza de direto da Comarca de Caçapava do Sul, Paula Mauricia Brum, o vice prefeito, Ilson Tondo, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro da Silva Gaspar, a superintendente da SUSEPE, Ane Stock, o delegado da 6ª Região Penitenciária, José Rodrigo da Costa, a defensora pública Fátima Beatriz Haag Moraes, representante do delegado de polícia, Nereu Manfield, representante do presidente do Conselho Penitenciário da Comunidade, Mariane Macedo, o administrador do Presídio Estadual de Caçapava do Sul Daniel Aquino, o administrador substituto, Ricardo Marques Evangelho e a ex-administradora do Presídio Estadual de Caçapava do Sul, Odete Medianeira Bades, responsável pelo início do projeto da guarita de segurança.

Data de publicação: 29/12/2015