Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, o prefeito Otomar Vivian recebeu o empresário Marcelo Spode, acompanhado do vereador Ricardo Rosso para tratar da recuperação da Cruz das Minas do Camaquã, que foi derrubada pela ventania no temporal do mês de outubro.

Spode informou ao prefeito que conseguiu entrar em contato com a pessoa responsável que construiu a Cruz, que hoje mora em São Paulo, e pediu auxílio para refazer a estrutura do artefato. Segundo o empresário, sua equipe de colaboradores já conseguiu reconstruir quase toda a ferragem, com material mais resistente, de espessura maior, e com isso o peso dela também irá aumentar. “Adquirimos cabos de aço galvanizado, que não enferruja e colocaremos estacas com 1m75cm de profundidade, com foi feito para a Tirolesa, para dar sustentação a nova estrutura”, disse Marcelo. Por este motivo, o empresário solicitou o auxílio da prefeitura para a contratação de uma empresa com mão de obra especializada para fixar a Cruz no local.

Otomar disse que já havia conversado com o empresário durante o Festival Gaúcho de Esportes de Aventura, no mês de novembro, acenando a possibilidade de auxiliar na recuperação do monumento, que é tão importante para as Minas do Camaquã. “Quando estivemos lá, em razão da devastação da tempestade, o que mais as pessoas me falavam era na Cruz, que é um símbolo da localidade. Muita coisa já foi recuperada, e agora vamos agir juntos para reerguer a Cruz, com a parceria mais uma vez do empresário Marcelo Spode”, afirmou o prefeito.

Ricardo Roso comentou que foi procurado por moradores das Minas do Camaquã que estão preocupados com a situação, pois a Cruz é um monumento histórico para quem viveu e vive naquela localidade.

Conforme o prefeito será feita uma reunião técnica para avaliar as características da obra e abrir um edital de licitação para contratação de uma empresa especializada para executar a instalação da Cruz.

Data de publicação: 03/12/2015