O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, reuniu-se no último dia 30 de outubro, no Auditório da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, na cidade de Caçapava do Sul. Na parte da manhã, a CPA - Comissão Permanente de Assessoramento, discutiu vários assuntos de interesse acordando uma programação de reuniões para a realização das consultas públicas de pré-enquadramento das águas da bacia hidrográfica do Camaquã.

À tarde, na 49ª Reunião Ordinária do Comitê, o Presidente do Comitê, Eng.º Agr.º Renato Zenker e a Vice-Presidente do Comitê, Geóloga Juliana Young, abriram a reunião cumprimentando a todos e o vereador Luis Fernando Torres, representante do Legislativo Municipal de Caçapava do Sul, saudou os visitantes desejando um bom trabalho ao Comitê.

De acordo com a pauta, foram aprovadas as atas das últimas reuniões e a seguir, os consultores da empresa Gama Engenharia Ltda, engenheiros Antônio Eduardo Lanna e Luiz Fernando Cybis, apresentaram os resultados preliminares referentes à qualidade da água da bacia do Camaquã, inclusive o calendário de reuniões para as consultas públicas de pré-enquadramento que ficou aprovado pelo Plenário do Comitê, conforme segue: 9/12/15 – manhã, em Dom Feliciano, com a participação de representantes de Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Amaral Ferrador e Chuvisca; 09/12/15 – tarde, em Camaquã, com a participação de representantes de Camaquã, Cristal e Arambaré; 10/12/15 – manhã, em Tapes, com a participação de representantes deTapes, Sentinela do Sul e Barra do Ribeiro; 10/12/15 – tarde, em Cerro Grande do Sul, com a participação de representantes de Cerro Grande do Sul e Barão do Triunfo; 16/12/15 – manhã, em São Lourenço do Sul, com a participação de representantes de São Lourenço do Sul, Canguçu, Arroio do Padre e Turuçu; 16/12/15 – tarde, em Pinheiro Machado, com a participação de representantes de Pinheiro Machado e Piratini; 17/12/15 – manhã, em Bagé, com a participação de representantes de Bagé e Dom Pedrito; 17/12/15 – tarde, em Caçapava do Sul, com a participação de representantes de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista.

Nos assuntos gerais, o Sr. João Rui Dias Nunes, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul, fez um relato sobre a situação do lixo e agrotóxicos do município de Lavras do Sul. Participaram da reunião os representantes das seguintes entidades: Prefeitura Municipal de Tapes, Câmara de Vereadores de Amaral Ferrador, SINDIÁGUA, Sindicato Rural de Encruzilhada do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã, Sindicato Rural de Tapes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sentinela do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul, Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amaral Ferrador, Associação Comunitária Carvalho Bastos de Camaquã, UNIPAMPA, Associação de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos da Região Centro-Sul, AGEFLOR, AUD, Comitês Mirins de Bacia Hidrográfica (Lavras do Sul e Caçapava do Sul), ONG Francesa OIEau e Empresa Gama Engenharia Ltda.

Data de publicação: 05/11/2015