No final da semana passada uma comitiva de Caçapava do Sul formada pelo Secretário da Agropecuária Lucio Moreira, o vereador Silvio Tondo, seu chefe de Gabinete Luis Carlos Venite e o empresário Rafael Pereira, estiveram em Faxinal do Soturno para conhecer as futuras instalações do frigorífico Trevisan.

Acompanhados do vice-prefeito, Dirceu Casarin, os caçapavanos foram recebidos pelos proprietários Volmar Jacob Trevisan e Clandia Trevisan que mostraram toda a estrutura do empreendimento, que assim que concluído, fará o abate de bovinos, ovinos e suínos.

Segundo a Responsável Técnica, a veterinária Raiza Bruna Homirich, o frigorífico que está na fase final de construção, e segue as rígidas normas sanitárias exigidas pelos órgãos de fiscalização, com o objetivo de obter certificações que permitam que os produtos sejam comercializados em nível estadual e federal. No Brasil, os frigoríficos precisam estar sob alguma fiscalização sanitária, seja ela municipal, estadual ou federal.

Conforme Trevisan, o frigorifico terá capacidade de abater em média, cinquenta bovinos, cento e trinta suínos e até setenta ovinos, e vai gerar cerca de quarenta empregos diretos, além do outros tantos indireto. A meta do proprietário é de colocar o empreendimento em funcionamento ainda este ano. Além do abate, o frigorifico Trevisan vai contar com a parte de agroindústria, para a fabricação de embutidos e cortes de carnes embaladas à vácuo. “Nossa intensão e trabalhar com produtos de primeira qualidade e por isso investimos em equipamentos modernos e em uma planta de grande eficiência para trabalhar estas três espécies animais”.

Lúcio Moreira disse que neste período como Secretário da Agropecuária e tem visitado vários frigoríficos pelo estado, e ficou impressionado com a qualidade e eficiência desta planta. Comentou que no futuro produtores de ovinos de nosso município poderão abater no frigorífico, pois sua estrutura é própria para as três espécies animais.

Para Silvio Tondo, Caçapava do Sul produz um rebanho bovino e ovino de muita qualidade, e quem sabe num futuro próximo, algum empresário possa fazer um investimento local para o abate destas espécies em nossa cidade. “O que vimos em faxinal do Soturno é uma planta frigorífica com muita tecnologia e visão de mercado. A empresa irá precisar de matéria primar para o abate, e os produtores locais poderão fornecer esta matéria prima para o frigorífico”.

Data de publicação: 27/10/2015