Na sexta-feira, dia 18 de setembro, o vereador Luis Fernando Torres (PT), presidente da Associação dos Vereadores da Região da Campanha – AVERCAMP, realizou uma reunião regional, em Bagé, com vereadores dos municípios de Lavras do Sul, Aceguá e Bagé, e com o presidente do Corede Campanha, João Sergio Machado, para tratar de vários assuntos da pauta deste mês.

O principal deles é sobre participação da AVERCAMP no Consórcio do Pampa Gaúcho, juntamente com a ULFO – União dos Legislativos da Fronteira Oeste, com intuito de terem um representante de cada entidade neste consórcio.

Foi discutido também a possibilidade de unir estas associações na formação de um Parlamento do Pampa Gaúcho, onde a sugestão foi de eleger um presidente e um vice-presidente de cada região. O objetivo é dar mais força aos município da região sul e Oeste do Estado, e montar Comissões Permanentes em áreas de maior necessidade de recurso, como Saúde, Educação, Transporte entre outros. “Temos que fortalecer nossa região, e com estas comissões, teremos mais representatividade perante o governo federal e estadual, pois reunindo estes municípios, são mais de 700 mil votos”, disse Boca Torres.

Outra pauta discutida na reunião, foi sobre a Ponte do Hilário, em Lavras do Sul, que segundo vereadores daquele município, a equipe técnica que realizou a perícia, aconselhou que a ponte tem capacidade máxima para cerca de 20 toneladas de carga, e hoje os caminhões trafegam no local, com cargas muito acima deste peso, causando o risco de desabamento. “Caso isto ocorra, traria prejuízos para o comércio do nosso município, onde muitas pessoas do município vizinho, fazem compras em Caçapava do Sul”, finalizou o vereador.

Outro assunto debatido foi sobre a criação de uma linha aérea entre Bagé / Porto Alegre / São Paulo, que encurtará distâncias, facilitando a vinda de turistas e empresários, dispostos a conhecer e investir na região da Campanha e Fronteira Oeste. Será realizada uma audiência Pública no dia 9 de outubro, em Bagé, com a presença do Ministro Eliseu Padilha, onde a expectativa é que seja assinado o contrato com a empresa aérea, para realização deste roteiro.

Data de publicação: 23/09/2015