Na sessão plenária desta segunda-feira, dia 14 de setembro, o vereador do Partido Progressista, José Sidnei Menezes – Pirola, entrou com um Projeto de Lei denominando a academia ao ar livre localizada no Areião neste município, que foi aprovado por unanimidade pelos seus pares.

Muito emocionado durante seu discurso, Pirola disse que a denominação tem por objetivo homenagear o professor Alexandre Severo ( in memoriam ), conceituado professor de Educação Física que por muito tempo atuou em nosso município na área do esporte e proprietário da “Academia da terra”, e que esta ação não tem cunho político, e sim, uma pequena homenagem a um cidadão que exercia com maestria sua profissão.

Alexandre Severo: Filho de Édila e Rivadavia Severo, nascido em Caçapava, a 7 de novembro de 1967; tinha os irmãos Ariane, Rosana e Rivadavia Filho.

Casado com Valéria Dalmazzo, geraram as filhas Carolina e Joana.

Realizou as primeiras letras na Escola Dinarte Ribeiro e cursou o Fundamental e Médio no Colégio Estadual N.S da Assunção. Durante o tempo de estudante, foi pioneiro no Grupo de patinação Artística da profº Margarida Moreno, atuou em escolinha, participou de Jogos escolares do estado, também atuou como atleta do Aimoré Esporte Clube; mais tarde, defendeu as cores de Pedreira e Floriano. Licenciado pela Universidade Federal de santa Maria, em 1988, na área de Educação Física, pós graduado em Metodologia Superior pela Urcamp, em 1995-96, ingressou no serviço público municipal, lotado na Secretaria de Educação e Cultura e designado para a Escola N.S das Graças, atuando, após, no Conselho Municipal Desportos; professor no campus universitário da Urcamp em Caçapava na década de 90. Como atividades paralelas, fazia dos Chimangos, do piquete tradicionalista Ronda das Sesmaria e integrava o grupo de danças do CTG Sentinela dos Cerros.

Criou a Academia de Ginástica “da Terra”, onde coordenou as atividades de musculação, ginástica localizada, Jump, RPM, artes marciais, danças, recreação infantil, com o lema “dê qualidade à sua vida”. Sócio fundador e primeiro presidente a Associação de Educação Física do município; junto com amigos, tratavam da organização de grupos de trilhas com motocicletas e cavalgadas. Ultimamente, dividia seu tempo no conselho Municipal da Esportes, Academia de Ginástica e administração na silvicultura da Fazenda da Família.

Alexandre possuíu uma infância fraternal , prazerosa e livre, junto com irmãos, parentes e amigos mais chegados, resultando numa criança alegre e participativa. Sua adolescência foi curta, pois casou-se teen quando ainda estudante universitário, logo se tornando marido e pai, contando com o apoio dos pais até sua autonomia. Isso provocou na sua personalidade forte senso de responsabilidade e solidariedade, aplicados na vida profissional. Atuou responsável, solidário e com amor na comunidade, decorrendo daí as especiais manifestações de pesar emanadas pela sociedade caçapavana, ao ensejo de sua morte prematura. Ousamos dizer que, vivendo com grande intensidade, teria gasto muito cedo seus anos de vida. Faleceu em Caçapava a 31 de janeiro de 2014.

O vereador Silvio Tondo usou a tribuna da Câmara para falar sobre o colega de profissão, que sempre se dedicou ao esporte, e tinha um carisma único. “Por onde o Xandi passava fazia amigos, foi um grande profissional e pai de família”.

Emocionados, o professor Rivadavia Severo e a companheira e mães de suas filhas, Valéria Dalmazzo, juntamente com o colega e amigo Régis Souza (Prego) acompanharam a sessão.

Data de publicação: 17/09/2015