A Comunidade da Avenidad Alfredo Duarte, juntamente com Pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Duarte, estiveram na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, para entregar um abaixo assinado para a Comissão de Educação do Legislativo, que é formada pelos vereadores Luis Fernando Torres (Presidente), Jussarete Vargas (Relatora), Silvio Tolfo Tondo (Membro) e Marquinho Viviam (suplente).

Os pais relataram que após uma reunião com a Secretária de Educação, Maureli Lopez, foram informados que a intensão do município é de remanejar os alunos da 1ª a 4ª séries para a Escola Municipal Nossa Senhora das Graças ou para o Instituto Municipal de Educação, abrindo espaço para montar uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), para atender 120 crianças de 6 meses à 5 anos. Os Pais reclamam que os filhos já estão acostumados com a escola e que muitos não gostariam de trocar de educandário.

Os membros da Comissão de Educação informaram que já tinham participado de uma reunião com a Secretária de Educação, e que não concordam com a medida, mas argumentaram que existe uma determinação da Promotoria de Santa Maria e um apontamento do Tribunal de Contas do Estado, onde o município precisa criar mais de 500 vagas na educação infantil até final de 2016 para crianças de até 6 meses à 5 anos.

Silvio disse que, segundo a Secretária Maureli, no início do governo haviam 474 crianças matriculadas nas creches do município, e hoje são mais de 930, e conforme as exigências da promotoria de Santa Maria, deverão ser abertas mais vagas para atender a comunidade. “ Vamos conversar com a Secretária de Educação novamente, mas sabemos que é preciso aumentar o número de vagas para atender as crianças, e as mães poderem trabalhar”, afirmou Tondo.

Para a Prefeitura a medida é muito boa, porque você acomoda os alunos do ensino fundamental incompleto nas escolas mais perto, aproveitando a mesma professora e sem separa a turma e como contrapartida você abre 120 vagas no local para a educação infantil, desde o berçário até a Pré-escola. Atualmente na região sul da cidade você possui apenas uma EMEI, que é a Dionéia Soares, para atender uma população de mais de 3 mil pessoas.

Com isso, a criação de mais uma EMEI na região seria muito importante, avaliou a Secretária Maureli.

Data de publicação: 17/09/2015