Uma comitiva de Caçapava do Sul e região, acompanhou o Prefeito Otomar Vivian, o Vice-prefeito Ilson Tondo, o Presidente da Câmara de Vereadores Pedro da Silva Gaspar, o vereador Silvio TolfoTondo, os Secretários municipais, Rosane Abdala, da Saúde, ...

Uma comitiva de Caçapava do Sul e região, acompanhou o Prefeito Otomar Vivian, o Vice-prefeito Ilson Tondo, o Presidente da Câmara de Vereadores Pedro da Silva Gaspar, o vereador Silvio TolfoTondo, os Secretários municipais, Rosane Abdala, da Saúde, Lúcio Moreira, da Agricultura, Flávio Barreiro, da Fazenda e Paulo Douglas, da Administração, em uma reunião no Gabinete do Secretário da Agricultura, Ernani Polo, no Parque da Expointer, com a presença do Secretário Adjunto da Educação Luís Antônio Alcoba de Freitas, do Diretor da Escola Técnica Dr. Rubens da Rosa Guedes, Paulo Roberto Benites, do Prefeito de São Sepé Léo Girardello, de representantes da SUEPRO, do Coordenador da 13ª Delegacia de Ensino, Aristides Costa, do Diretor-presidente da Fepagro Adoralvo Antonio Schio, para tratar da criação de um curso técnico sobre Olivicultura em escolas técnicas do Estado.

Conforme o prefeito Otomar, a proposta teve início durante a Fenovinos, realizada em Caçapava do Sul este ano, onde foi feita uma reivindicação ao Secretário da Agricultura Ernani Polo, para que fosse acrescentado ao currículo das Escolas Técnicas do Estado, em especial, na Escola Técnica Dr. Rubens da Rosa Guedes – ETERRG, a questão da capacitação profissional na área da olivicultura, que beneficiará, não só Caçapava, mas toda a Região. Ainda de acorfo com Vivian, com esta ação, onde o Estado, juntos com as secretarias envolvidas, possam desenvolver uma política pública para capacitar profissionais nesta área, e preparando para trabalhar, tanto nos pomares de oliveiras, quanto na produção final do azeite de oliva, além da operacionalização de equipamentos de extração e industrialização do produto.

Paulo Roberto Benites, Diretor do ETERRG, disse que foi realizada uma proposta via Secretaria de Agricultura do Município, através de um pedido do Prefeito Otomar, juntamente com a Associação dos Olivicultores de Caçapava do Sul, para criar uma parceira, entre estado e município, assinando um convênio de cedência ou permuta, de uma área para instalação de equipamentos para extração e industrialização de azeite de oliva na ETERRG. Benites disse ainda que foram realizadas reuniões plenárias com pais, professores, funcionários e alunos, e todos aprovaram a ideia no sentido de qualificar estes estudantes, onde a escola terá um laboratório para pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia e produção de um produto de alta qualidade.

A presidente da Associação de olivicultores de Caçapava do Sul, Rosane Abdala, argumentou que os olivicultores têm deficiência de conseguir mão de obra qualificada, tanto para o trabalho em pomares, como na indústria, e com a instalação deste equipamento, a associação tem o interesse em trazer especialistas de outros países para qualificar membros da associação, daí surgiu a ideia de fazer esta parceria com a escola técnica para formar mão de obra qualificada e, no futuro, produzir um produto de alta qualidade para competir no mercado nacional.

O secretário Ernani Polo finalizou a reunião dizendo que a Secretaria de Agricultura apoia esta inciativa, e disse ao Secretário Adjunto da Educação, que este é um produto que vem crescendo muito no Estado, que a região de Caçapava do Sul tem grande potencial para se desenvolver nesta área, e a secretaria vem incentivando produtores a cultivar oliveiras, e que esta proposta de criar cursos nas escolas técnicas para formação de mão de obra qualificada deve ser prioridade neste momento. Ficou agendada para a próxima semana, uma reunião com as secretarias e órgãos relacionados ao assunto, para darem andamento neste projeto.

Data de publicação: 09/09/2015

Compartilhe!