Na sessão dessa terça-feira, dia (1º), foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador José Sidnei Menezes – PP, que teve por objetivo homenagear o Doutor, Florêncio Rodrigues do Monte, conceituado médico cardiologista, pessoa íntegra, dedicada e de um caráter extraordinário que atuou por vários anos em nosso Município, no Posto de Saúde localizado na Rua Benjamim Constant, e em seu consultório no Hospital de caridade Dr. Vitor Lang.

Florêncio Rodrigues do Monte

Nasceu no dia 18 de setembro de 1908, na Fazenda do Gaúcho, no Distrito de Catuçaba, interior de São Gabriel, entre as divisas de São Sepé e Santa Maria.

Era filho de José Albino do Monte e de Maria Rodrigues do Monte. Terminou o primeiro grau na cidade de São Gabriel. O Curso secundário fez na Escola Marista de Santa Maria, em regime de internato. Aos vinte anos de idade entrou para o curso de medicina, na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS; formou-se no ano de 1935, no dia 20 de setembro, pois se comemorava nesta data os 100 anos da Revolução Farroupilha.

Ao cursar a faculdade de Medicina em Porto Alegre, iniciou uma amizade com dois caçapavanos, o Sr. Reinaldo Cidade e Sr. Luis Pinós Duarte. Estes o trouxeram a Caçapava para conhecer a cidade. Chegando, ele prontamente definiu-se “aqui vou exercer a Medicina”.

Na época que chegou a Caçapava do Sul, já clinicavam Dr. Carlos Lang, Dr. José Guedes, Dr. Alirio Cachapuz e Dr. Afonso Fabrício.

Um fato significativo na vida profissional do Dr. Monte, como era conhecido, ocorreu em 1942, quando se travou uma batalha judicial pela posse do hospital da cidade, que estava em construção. Nesta ocasião o juiz determinou uma decisão imediata, Dr. Monte não hesitou, internou uma menina com reumatismo, tendo assim participado da fundação do hospital, junto com outros médicos e participantes da campanha para fundar o hospital.

Dr. Monte nesta terra, Caçapava do Sul, que adotou como sua terra, constituiu família e teve três filhos: Iara, Sérgio e Beatriz, deixou ainda suas raízes em dois netos nascidos em Caçapava, Gabriel e Juliana.

Faleceu no dia 12 de setembro de 1997, aos 88 anos. Foi um homem com verdadeiro sentido do exercício de sua profissão, com personalidade marcante, ideias definidas e firmeza de caráter.

Data de publicação: 02/09/2015