Na manhã desta segunda-feira, dia 17, os vereadores receberam o chefe do departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde, Arioci Maciel (Chico) e do Veterinário responsável pelo Canil, Henrique Freitas, onde expuseram a situação do canil municipal, após as últimas denúncias que foram veiculadas nos meios de comunicação.

Chico informou que a equipe do Canil Municipal vem procurando fazer o que está dentro das condições, dando o seu melhor quanto profissional dentro das possibilidades financeiras do município. “O canil está à disposição desenvolvendo um trabalho com seriedade. “Através da aprovação do projeto da chipagem dos animais houve muitas melhorias. Os vereadores têm acompanhado os trabalhos de perto, e a próxima etapa será a reestruturação física da sala de cirurgia”, explanou.

O veterinário Henrique fez um resumo de todas as atividades já realizadas no Canil. Ele aproveitou a reunião para fazer alguns esclarecimentos referente às últimas denúncias provenientes de uma ONG de Bagé onde foram divulgadas fotos antigas e atuais do Canil nas redes sociais, o que causou revolta em muitas pessoas, “mas que isso não condiz com a realidade”, salienta.

“As mudanças precisam de tempo e investimento, e as melhorias vem sendo feitas, conforme as possibilidades financeiras do município. Com a aprovação do projeto de identificação e castração dos animais, o número de cães e gatos soltos pela rua vem diminuindo”, explicou.

Henrique comentou que são feitas cerca de 30 castrações mensais, e mesmo não sendo um local para consultas, o veterinário afirmou que realiza todos os atendimentos a quem chega com seu animal de estimação no canil. Conforme relatórios de atendimento, ele chega a fazer mais de 30 atendimentos mês, onde todas as ocorrências ficam registradas na secretaria.

Os vereadores aproveitaram para fazer alguns questionamentos aos servidores que prestaram todos esclarecimentos necessários. No final, os parlamentares foram convidados a seguir acompanhando as atividades do Canil.

Data de publicação: 19/08/2015