Na quinta-feira, dia 13 de agosto, o vereadorRicardo Rosso(PP), participou em Porto Alegre de uma Audiência Pública promovida pela Comissão da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL, sobre o problema do MORMO, doença infecto- contagiosa em cavalos, mas que pode ser contraída também por outros mamíferos e inclusive no homem.

Nesta audiência o Deputado Frederico Antunes afirmou que a prioridade número um desta comissão, deve ser a agilização junto ao Ministério da Agricultura, da certificação do laboratório credenciado para este fim que já está em fase de instalação na Hípica, em Porto Alegre.

Se dirigindo às diversas autoridades e entidades do setor, presentes na Audiência, o líder da bancada Progressista também colocou o parlamento à disposição desta causa para aprovar medidas que sejam necessárias ao combate da doença, como a criação de um Fundo Estadual.

O Rio Grande do Sul tem hoje cerca de 500 mil cavalos registrados e
busca conquistar a certificação de zona livre da doença. O Mormo é encontrado na América Latina, África e Ásia.

Data de publicação: 14/08/2015