Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 3 de agosto os servidores da Polícia Civil, Brigada Militar, SUSEPE e professores estiveram na Câmara Municipal de Vereadores levando seu voto de protesto contra as medidas do governo estadual de parcelar seus salários, além de outras reivindicações.

O presidente do Legislativo Pedro Gaspar, com a anuência dos colegas, colocou a tribuna à disposição para um representante se manifestar em nome do grupo, entendendo que é momento de prestar apoio aos servidores públicos estaduais que estão passando por esta situação constrangedora de não receber seu salário no final do mês. Disse também, que a câmara entrou com uma moção em apoio a paralisação dos servidores públicos estaduais.

O vereador Caio Casanova disse que esta situação não afeta apenas os servidores, mas toda população, que está sofrendo com a falta de atendimento na área da segurança, na educação entre outras. “Somos solidários, apesar de não termos gerência sobre o que está acontecendo, mas estamos fazendo um documento de apoio aos manifestantes, em nome da casa para enviar para o gabinete do senhor Governador”.

O 1º ten. da reserva da Brigada Militar, Osnar Batista da Silva Leivas, disse que os servidores estão descontentes com o parcelamento dos salários. "Como diz o gaúcho, nossas vasilhas estão secas. Temos água, luz, e todas as contas do mês para pagar, e não sabemos como fazer. Todos os colegas que participam do movimento estão preocupados com esta situação. Viemos até a Câmara para registrar nossa indignação de que, trabalhamos a vida inteira e talvez tenhamos que buscar outra alternativa de renda, trabalhar em outra área, depois de anos de carreira no estado. Mas o caminho não é esse, e sim de valorizar o funcionalismo público, que faz este estado andar. Pedimos que a comunidade entenda nossa situação e estamos apenas buscando nosso direito", concluiu.

No final o presidente Pedro Gaspar reforçou o apoio da Câmara de Vereadores aos servidores públicos estaduais, afirmando que o legislativo é um espaço democrático e que a câmara já havia enviando outro documento ao governo do estado falando na possibilidade disto que está acontecendo agora e que novamente será enviado nova moção de apoio aos manifestantes.

Data de publicação: 05/08/2015