Na sessão dessa segunda-feira, (13), foi aprovado pela Câmara de Vereadores alguns projetos de lei, onde foram repassados auxílios financeiros a entidades do município. Entre os projetos o primeiro foi para a FEMAPRO Feira Municipal de Artesanato, Produtos e Prestação de Serviços no valor de R$ 12.000,00.

Este auxílio irá ajudar nos custos de aluguel da FEMAPRO, onde estão localizados os estandes, possibilitando o desenvolvimento de atividades econômicas, como produtos coloniais, artesanatos e prestação de serviço, gerando com estas atividades empregos e renda para os produtores e artesões de nossa cidade. Na feira ainda são realizados eventos, incentivando nossas tradições culturais.

O segundo projeto de lei aprovado, tratou da realização do II Encontro Regional de Bandas Marciais e Musicais de Caçapava do Sul que será realizado dia 18 de outubro fazendo parte das festividades dos 184 anos de emancipação político administrativa do nosso município no qual foi concedido um auxílio no valor de R$ 7.000,00 que será destinado a auxiliar nas despesas gerais do evento.

Este encontro tem como finalidade fazer a integração entre os grupos musicais e suas famílias, assim como das cidades que aqui estarão representadas, também promover a troca de experiências entre os integrantes das bandas, maestros, diretores e familiares, bem como da administração pública e participar das festividades dos 184 anos de emancipação político administrativa de Caçapava do Sul, divulgando assim a nossa Banda e em especial a nossa Capital Farroupilha.

O terceiro projeto de lei aprovado foi para a Associação dos Produtores Irrigantes da Bacia do Arroio Santa Bárbara com auxílio financeiro concedido no valor de R$ 2.000,00. Este valor vai auxiliar nos custos de manutenção da Associação e na melhoria do abastecimento de água. Também ressaltando a importância das atividades desenvolvidas pela Associação, como reuniões dos produtores, comemorações festivas, bem como a integração dos moradores na busca de soluções para o desenvolvimento local.

O quarto projeto aprovado foi para o CTG Família Nativista com o auxílio financeiro de R$3.000,00 para a realização do II FEEDAN – Festival Estadual de Danças que será realizado no dia 15 de agosto. O Festival tem como objetivo cultivar nossas tradições através da arte e dança folclórica, na manifestação corporal e rítmica da cultura do povo gaúcho e integrar a Comunidade do nosso Município com o movimento artístico, cultural e folclórico desenvolvido dentro dos grupos de danças no cenário Estadual, oportunizando o conhecimento e o histórico do Rio Grande do Sul através das danças e músicas que contam a história do nosso Estado. O Festival irá ressaltar a divulgação de nosso município, para que outros municípios possam conhecer o desenvolvimento de nossas atividades culturais e artísticas, bem como fomentar nossa economia local.

Além deste referido auxílio o CTG contou com mais um projeto aprovado para auxiliar nos custos de manutenção da Sede Social e da Sede Campestre no valor de R$4.000,00.

O quinto projeto aprovado pela Câmara de Vereadores foi para o PTG Ronda das Sesmarias com o auxílio financeiro no valor de R$ 2.000,00 que irá auxiliar nos custos de manutenção da Sede Social do Piquete Ronda das Sesmarias. A importância das atividades desenvolvidas pelo PTG, ressalta a cultivação de nossas tradições, na preservação dos costumes gaúchos, através das danças gauchescas, culinária e provas campeiras.

O sexto projeto foi para a Associação Recreativa Augusto Vitor Costa que concedeu auxílio financeiro no valor de R$ 2.000,00. Este valor vai auxiliar nos custos em competições esportivas organizadas pela Associação ressaltando a importância das atividades esportivas dentro da comunidade, buscando sempre o desenvolvimento físico e principalmente o elevado espírito esportivo como forma de integração e inclusão social.

O último projeto aprovado foi destinado a Secretaria de Município da Educação que visou abertura de crédito adicional no valor de R$ 95.760,00 para possibilitar a aquisição de computadores interativos para as Escolas da Rede Municipal de Ensino, tendo em vista a participação do Município no Pregão Eletrônico 71/2013/FNDE/MEC, Recurso de Transferência Direta que possibilitará a aquisição destes referidos aparelhos.

Data de publicação: 14/07/2015