Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de julho, foi realizado um seminário, promovido pela Associação dos Vereadores da Região da Campanha – AVERCAMP e pelo COREDE Campanha, onde foram debatidos assuntos para elaboração de um plano energético para a Região da Campanha.

A mesa principal foi composta pelo Presidente do Legislativo Caçapavano, Pedro da Silva Gaspar (PP), pelo Presidente da AVERCAMP, Luis Fernando Torres (Boca – PT) e o vereador Peter Linhares, Membro da AVERCAMP, pelo presidente do COREDE Campanha, João Sérgio Machado, o vice-prefeito Ilson Tondo, representando o Poder Executivo. A reunião contou com a presença de representantes das empresas de Energia Elétrica, Ruimar de Freitas Marques, Gerente Regional da Campanha da CEEE, do Coordenador de Atendimento Corporativo e Poder Público da AES Sul – Leandro Backer, dos senhores João Paulo Amaral e Eduardo Vargas, também da AES Sul, do presidente da Associal dos Produtores de Calcário de Caçapava do Sul, Élton Sangali, do Diretor da CBC e da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul, Paulo Mônego, do Secretário da Agricultura de Lavras do Sul, Ricardo Hass, o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente Marcelo Pinheiro e Edmundo Pichler, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Aceguá, além dos professores da Universidade da Região da Campanha de Bagé, Allan Seeber e Hélio Ech, além do vereador da cidade de Bagé, Caio Ferreira, e os vereadores de Caçapava do Sul.

O Gerente Regional da CEEE fez uma apresentação mostrando os números relativos as cidades atendidas pela empresa, e os investimentos que estão sendo feitos. Disse que são 143 funcionários de carreira mais oito estagiários, 53 veículos para atender os municípios de Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Candiota, além de um projeto que está em desenvolvimento para atender Hulha Negra, totalizando 5 mil km de rede construída. Ruimar disse que está faltando linhas de crédito do governo para que empresas e consumidores possam ter alternativas para aquisição de equipamentos para gerar energia alternativa e renovável.

O Coordenador da AES Sul disse que a empresa atende Caçapava do Sul, São Sepé, parte de Lavras do Sul, na região da Campanha, e que são feitos investimentos constantes nestas áreas, e que para os próximos anos, a empresa pretende ampliar estes investimentos.

O empresário Paulo Mônego explicou que está tendo dificuldades para colocar em funcionamento sua nova empresa pela falta de carga de energia. Segundo Mônego, já foram realizadas reuniões solicitando o aumento na carga, mas nesta semana ele recebeu a informação da AES Sul que não será possível entregar a carga solicitada. “Tenho em minha mesa vários currículos, quero colocar em funcionamento a nova empresa, mas não consigo que a AES Sul aumente a carga para poder ligar mais equipamentos”, disse o empresário.

O presidente da AVERCAMP, vereador Boca Torres disse que o seminário foi muito importante para debater o assunto do plano energético da Região da Campanha, onde contamos com a presença de representantes das empresas fornecedoras de energia elétrica, empresários da indústria de calcário que estão tendo prejuízos com a falta de energia, deixando de gerar mais desenvolvimento e empregos, dos professores da Unipampa, que estão sendo muito importantes na elaboração deste documento, além de colegas do legislativo entre outras pessoas da nossa comunidade. Boca disse ainda que, após a reunião, foi feita uma lista com os tópicos mais importantes debatidos durante o encontro e que o professor Hélio Ech, da Unipampa fará uma minuta deste plano, para ser montado um documento final que será entregue ao Secretário de Minas e Energia do Estado no final desta semana.

Data de publicação: 08/07/2015