O vereador Ricardo Rosso, líder do PP na Câmara de Vereadores participou de uma reunião na tarde de quinta-feira (25), representando o Presidente do Parlamento, Pedro Gaspar, onde foi lançada a Frente Parlamentar sobre as Pontes do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Missionário Volnei (PR). Conforme o parlamentar, a intenção é fazer um diagnóstico da situação dessas estruturas no Estado, junto com os órgãos competentes, e providenciar um plano preventivo detalhado, que vá além das inspeções visuais.

Representantes de vários municípios gaúchos apresentaram queixas sobre a situação destas pontes, que são de responsabilidade do Estado e da União, que precisam de reparo. Segundo Rosso, a ponte Hilário, no município de Lavras do Sul, está com problemas estruturais, e os vereadores da cidade vizinha estão mobilizados para buscar uma solução para o problema.

“Hoje, existem pouco mais de 850 pontes em rodovias estaduais e federais”, disse o deputado. “Boa parte delas nunca passou por uma manutenção efetiva e foram construídas em uma época em que o tráfego não era tão intenso e os caminhões não tinham sequer a metade do peso que têm hoje”, explicou. Segundo Volnei, muitas das pontes do estado, com mais de cinco décadas, foram projetadas para suportar uma carga máxima de até 12 toneladas, no entanto hoje há caminhões que chegam a pesar sete vezes mais do que isso. “Estruturas antigas, falta de técnicos nos órgãos responsáveis e falta de dinheiro se somam para aumentar os riscos de quedas e acidentes”, constatou.

Outro assunto debatido na reunião foi sobre a Ponte do Guaíba, onde parlamentares comentaram que pacientes que vem do interior, em ambulâncias, em caráter de urgência, precisam ficar de 40 minutos a uma hora e meia aguardando a passagem de navios, com a ponte arguida. Foi discutida a construção de uma nova passagem entre a região central com a capital gaúcha, que há anos vem sendo debatida esta obra que não sai do papel. Outra sugestão é a divulgação com antecedência dos horários de elevação do vão móvel do Guaíba, facilitando assim, a programação dos horários das ambulâncias.

Ainda segundo o Volnei, nos últimos três meses, três pontes desabaram no Rio Grande do Sul, deixando a população dos municípios praticamente ilhada. Os episódios se deram nos acessos a Piratini, Sertão Santana e Jaguari. “Felizmente, em nenhum dos casos houve vítimas”, disse.

Estiveram presentes no ato representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, do Crea-RS, João Otávio, da Famurs, Roberto Cardoso, da Administração das Hidrovias do Sul (AHSUL), Elói Spohr, do Movimento Ponte do Guaíba, Luiz Domingues, da Associação Gaúcha dos Municípios, José Scorzato, e da Empresa Gaúcha de Rodovias, entre outros.

Data de publicação: 30/06/2015