Na semana passada o vereador Marquinho Vivian (PMDB) esteve em Porto Alegre para uma reunião com o Chefe da Casa Civil Márcio Biolchi, acompanhado do Assessor da Casa Civil Pablo Teixeira, onde foram tratados diversos assuntos relativos ao município de Caçapava do Sul e, principalmente a situação dos repasses por parte do Governo Estadual, que estão pendentes, tanto na área da saúde, como na área do transporte de estudantes.

A preocupação do vereador é que, com as dificuldades financeiras que o município vem enfrentando, a falta de repasse do governo estadual venha causar problemas nestas áreas que atendem nossa comunidade.

“Estes recursos não estão vindo para o hospital de Caridade Dr. Victor Lang, e para a Secretaria de Saúde, está nos engessando. Na parte dos atendimentos, também as demandas de pacientes que precisam buscar atendimento em outros municípios, através de convênios do Estado, que a secretaria não está conseguindo vagas”. Afirmou Marquinho

Outra preocupação do vereador é sobre o centro oftalmológico, onde havia uma expectativa de atender pacientes pelos SUS até o início do ano, já que foi montada uma boa estrutura para receber pacientes da região, mas o governo não assinou até hoje o convênio, pois alega falta de recursos. Cachoeira do Sul não está fazendo cirurgias de catarata, onde argumenta sobre a falta dos repasses por parte do governo do Estado. Por estes e outros assuntos, o vereador Marquinho levou alguns documentos pedindo a intervenção do Chefe da Casa Civil para auxiliar no desfecho destes assuntos, que deixam nossa comunidade e o vereador muito preocupados com o futuro, já que nos últimos dias o governo aponta novos cortes para um ajuste financeiro do Estado, onde herdou uma dívida financeira muito grande, e conforme Biolchi, estes ajustes se fazem necessários para uma retomada nas contas do Estado.

O chefe da Casa Civil disse ainda que fará uma análise nos documentos entregues pelo vereador e dará um retorno assim que tiver novas informações, mas os assuntos relativos a saúde e educação, serão prioridades no governo e nos próximos meses, onde será dada uma atenção maior para estas duas áreas, principalmente na saúde. Segundo ele, a intenção é cumprir com os repasses feitos nos ano de 2015, para tentar colocar esta situação em dia, “O governo dará prioridade nos valores atrasados deste ano, dívidas feitas por este governo, e depois pensaremos nos valores de outros anos” disse Biolchi.

Data de publicação: 25/06/2015