O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores, Marquinho Vivian (PMDB), acompanhado pelo assessor da Casa Civil, Pablo Teixeira, estiveram em reunião com o presidente da Emater Clair Tomé Kuh e seus assessores. A reunião foi para verificar como anda o assunto da filantropia da entidade, bem como, apresentar alguns projetos desenvolvidos pelos técnicos no município, mostrando a importância do escritório da Emater em Caçapava do Sul.

Segundo o presidente da entidade, algumas medidas de economia estão sendo realizadas. Foi aberto um plano de PDV (pedido de demissão voluntária), para diminuir o número de funcionários, e adequar os custos em escritório no interior, buscando gerar alguma economia para governo.

Marquinho apresentou dados de trabalhos desenvolvidos pela Emater de Caçapava do Sul, de acordo com informações que lhe foram repassadas. Segundo ele, o município tem hoje um dos escritórios com grande número de atividadesdesenvolvidas com os produtores rurais, com projetos e assistência técnica, tanto na parte de pecuária, como na agricultura e de hortaliças, entre outras assessorias prestadas ao homem do campo.

A Emater/Ascar atua no Rio Grande do Sul há 58 anos, onde a instituição dá suporte a agricultores familiares, pescadores artesanais, assentados de reforma agrária e, igualmente, às comunidades indígenas e aos quilombolas. Atualmente possui cerca de 2,4 mil funcionários entre técnicos, engenheiros, agrônomos, entre outros. Nos últimos anos, a Emater atendeu mais de 2,5 milhões de famílias (na zona rural, tudo sem custo). Dos 497 municípios gaúchos, 492 deles têm convênios com a Emater.

Outro assunto tratado pelo vereador foi sobre a parceria do Estado com os municípios para melhoramento de campo com aplicação de calcário em propriedades de pequenos agricultores do interior do município. Este projeto já foi realizado em outros anos, e a intensão do Estado é dar sequencia a este trabalho.

Data de publicação: 24/06/2015