Na sessão de segunda-feira, dia 15 de junho, foram aprovados pela Câmara de Vereadores três projetos de Lei concedendo auxilio financeiro para Entidades Tradicionalistas do município, através de dotação orçamentária da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

O PTG Ronda das Sesmarias receberá R$ 2.000,00 para auxiliar na realização da Domingueira de Laço do PTG, na Sede Campestre Tady Ilha Machado. O evento tem como objetivo cultivar as tradições gaúchas, preservando os nossos costumes, através das danças gauchescas, culinária e provas campeiras. Segundo o plano de aplicação apresentado junto ao projeto, este recurso será para custear a sonorização e serviços do evento.

O segundo projeto foi para o CTG Família Nativista, com a realização da Domingueira de Laço do PTG os Monarcas,na Sede Campestre Flaubiano José Teixeira. Segundo o PTG, o evento tradicionalista tem o mesmo objetivo cultural, incluindo a literatura gaúcha. O valor do auxílio financeiro para esta entidade será de R$ 4.000,00, onde serão aplicados nos custos de sonorização, e outros serviços.

O terceiro e último o CTG Clareira da Mata, com o auxílio de R$ 4.000,00 para auxiliar na manutenção da sede do CTG Clareira da Mata, ressaltando a importância das atividades desenvolvidas pelo Centro de Tradições, traçando os mesmos objetivos e integrando a participação da comunidade nos eventos tradicionalistas.

Gaspar disse que o trabalho prestado pelas entidades tradicionalistas são muito importantes para o desenvolvimento social da comunidade. “Podemos dizer que os CTGs e seus Piquetes são um bom lugar para as famílias frequentarem, levarem seus filhos para cultuar as tradições gaúchas, aprendendo mais sobre a dança, música, os costumes, e as lidas campeiras. Acho que é de grande valia realização destes eventos que trazem cultura e turismo para nossa cidade”, finalizou Pedro Gaspar.

Data de publicação: 16/06/2015