Na sessão de segunda-feira, dia 8 de junho, foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto de Lei de origem executiva, com vigência por dez anos a partir da data de sua publicação, o Plano Municipal de Educação - PME, que trata do conjunto da Educação no âmbito Municipal, expressando uma política educacional para todos os níveis, bem como as etapas e modalidades de educação e de ensino.

Conforme a gestão democrática de ensino e da educação, a garantia de princípios de transparência e impessoalidade, a autonomia e a participação, a liderança e o trabalho coletivo, a representatividade e a competência, sendo constituído o Plano Nacional de Educação.

O que esta posto no Plano Nacional de Educação, entre os principais aspectos norteadores abordados são: a universidade, a qualidade de ensino, a formação e valorização dos profissionais, a democratização da gestão e o financiamento da educação.

Este processo de aprovação do Plano Municipal de Educação, foi amplamente discutido em Audiência Pública realizada no dia 29 de maio.

O vereador Pedro Gaspar agradeceu a presença da Secretária de Educação, Maureli Lopes e da Secretária Adjunta, Isabel, das professoras municipais e entidades de classe que se fizeram presentes na votação do projeto. Disse ainda que, "Esta casa participou deste processo, com o vereador Silvio Tondo, que acompanhou desde o início das reuniões e auxiliou, juntamente com os professores municipais, sindicato e todos que de alguma forma contribuíram para definir as metas para a educação de nosso município para os próximos dez anos."

Data de publicação: 10/06/2015