Comissão finalizou trabalho de investigação sobre pronunciamento de vereador

O Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro da Silva Gaspar, falou na sessão desta segunda-feira, dia 8 de junho, sobre os trabalhos da Comissão que foi criada para averiguar o pronunciamento do vereador Ricardo Rosso na sessão plenário.

Gaspar disse que esta comissão foi criada em função de um pronunciamento feito em plenário pelo vereador Ricardo Rosso, onde o vereador se justificou que citou apenas um exemplo, mas acredito que ele se equivocou com as palavras, falando sobre compras que foram feitas na prefeitura, e isto deu uma repercussão muito grande na comunidade e na imprensa. Por isso, como presidente desta casa, resolvi criar esta Comissão para investigar junto a Secretaria da Fazenda, que é o setor responsável pelas compras, estes fatos, pois Caçapava do Sul me conhece, sabe que não sou de jogar a sujeira para debaixo do tapete, que sou transparente, então tomei esta decisão.

A Comissão pluripartidária foi criada, com um vereador de cada bancada, que foram recebidos pelo Secretário da Fazenda, Flávio Barreiro e sua equipe, pelo o Secretário da Administração Paulo Douglas, onde foram apresentadas as compras realizadas nos anos de 2013 a 2015 e todas as informações solicitadas pela Comissão, pois é nesta secretaria que ficam todos os empenhos de comprar realizadas no município.

A Comissão entregou um relatório ao Presidente, dizendo que não encontrou irregularidades nas documentações. "Os vereadores me apresentaram este relatório dizendo que não descobriram nada, que a documentação está em ordem." Com isso, Pedro Gaspar desfez a Comissão que cumpriu seu objetivo de ir na Secretaria da Fazenda averiguar as informações. Gaspar disse que "agora fica a cargo de cada vereador buscar mais informações nas secretarias que acharem necessário. Este é o papel do vereador, fiscalizar, legislar e buscar erros na administração do município".

Gaspar disse ainda que "quanto ao vereador Ricardo Rosso, dei uma advertência verbal, pois entendi que o vereador falou coisas que justificou que não foi aquilo que quis dizer, mas ele errou nas palavras dentro do plenário, e por isso foi punido. Não porque eu sou o presidente, este critério deve ser adotado por todos os presidentes. Se o vereador errou, vai pagar por este erro. Ficou registrado em ata, que a próxima vez que o vereador fizer um pronunciamento desta forma, causando tanta repercussão e transtorno ao legislativo como aconteceu, será enquadrado na Comissão de Ética da Câmara, daí será julgado por esta Comissão e não pelo Presidente. Acredito que com isso, cumpri com meu papel, esclarecendo fatos e dando a punição a quem mereceu," finalizou o presidente.

O vereador Marquinho Vivian do PMDB disse que "acredito que estes 15 dias de trabalho da Comissão foi importante para nós acompanharmos como esta funcionando o setor de compras junto a Secretaria de Fazenda, mas eu como vereador, vou continuar acompanhando este processo de compras, principalmente as que foram realizadas no período de janeiro a 15 de abril de 2013, que eram feitas pelas próprias secretarias principalmente Obras e Educação", finalizou Vivian.

Data de publicação: 10/06/2015