Durante a sessão plenária dessa segunda-feira (18), os vereadores debateram sobre um pedido de informação feito pelo vereador Luis Fernando Torres (PT), solicitando informações sobre a situação e manutenção do Cemitério Municipal de Caçapava do Sul. Segundo Boca, as pessoas tem reclamado muito da sujeira acumulada no local e principalmente da insegurança. “Sei que este problema não é novo, que esta reclamação vem de tempos, mas é preciso ser feito algo com urgência, pois as pessoas tem o direito de frequentar o cemitério com segurança e num ambiente limpo,” afirmou Boca.

O vereador Silvo Tondo disse que no mês de março deste ano esteve no Cemitério das Catacumbas e fez um levantamento do péssimo estado de conservação daquele local. “Fizemos uma matéria que circulou na mídia sobre esta situação. Buscamos informações e nos foi passado que parte do cemitério é particular e outra parte é pública. Com isso, sugiro que a secretaria de obras, que é responsável pelos cemitérios públicos, faça um mapa, delimitando o espaço público e o privado, para podermos cobrar da secretaria a conservação e a segurança do local. No cemitério municipal na cidade, sugiro que seja instalada uma placa informativa com horário de funcionamento, o nome das pessoas responsáveis pela zeladoria do local, um telefone de contato, pois as vezes, estes servidores estão lá no fundo do cemitério, fazendo limpeza ou mesmo um funeral. Desta forma, poderá auxiliar na segurança e limpeza do local”, disse Tondo.

A vereadora Terezinha Grazzioli falou que este problema não é por falta de funcionários, pois existem os zeladores, segundo ela, mas em horário comercial não são vistos, nem nos finais de semana, onde deveriam atuar nos plantões. O que o cemitério precisa é de um setor responsável para fiscalização do local, para não ficar no abandono em que se encontra.

Caio Casanova alertou sobre a importância da segurança em horário de expediente, e que a brigada pode ser acionada em caso de problemas como vandalismo ou qualquer outra ocorrência.

O vereador Marquinho Vivan também alertou sobre a segurança, pois várias pessoas reclamam que a cada visita se deparam com vândalos, despejos de trabalhos macabros e tudo de ruim que pode encontrar no local, e pediu ao líder do governo para levar ao Secretário de Obras pedindo o nome dos responsáveis do Cemitério Municipal e manter um cronograma de atendimento, onde pelo menos uma pessoa fique responsável pelo local.

Ricardo Rosso finalizou o debate dizendo que por ser uma questão muito séria, irá buscar imediatamente informações precisas para poder averiguar o que está realmente acontecendo nos cemitérios públicos.

Data de publicação: 20/05/2015