A Câmara de Vereadores fará uma Sessão Solene no dia 7 de maio, às 18 horas, no Salão Paroquial, dentro da programação da 25ª Feira do Livro de Caçapava do Sul, para realizar a outorga do Título de Cidadão Caçapavano ao Maestro Nei Jorge Maurer Beck,...

A Câmara de Vereadores fará uma Sessão Solene no dia 7 de maio, às 18 horas, no Salão Paroquial, dentro da programação da 25ª Feira do Livro de Caçapava do Sul, para realizar a outorga do Título de Cidadão Caçapavano ao Maestro Nei Jorge Maurer Beck, indicado pelo vereador Antônio Tolfo – Bingo, através do Decreto Legislativo nº 069/2015.

Nei Jorge Maurer Beck, nascido em 24 de dezembro de 1963, em Santa Maria, filho de Antão Beck e Vilma Maurer, hoje casado com Dioneia Morato seus filhos Daniel e Diogo, filhos da primeira união.

Nei Beck participou do Coral da Igreja Mórmon, no qual teve seu primeiro contato com o Coral da UFSM, onde utilizava o espaço da Igreja para os ensaios. Em 1984, surgiu a vontade de aprender mais sobre música. Foi o primeiro homem a se formar no Curso de Música, “Bacharelado em Canto” na Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Foi regente Convidado do Coral da UFSM (2000 – 2002), regente do Coral da FAPAS (Faculdade Palotina de Santa Maria 2002- 2006) e Coral Municipal da Melhor Idade, Vertente de Prata - 14 anos, ambos de São Sepé. É o Regente Titular do Coral APUSM (Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - 6 anos), além de atuar como professor de Técnica Vocal e participar há 15 anos do Grupo MUSICIass, como vocalista.

Em Caçapava do Sul, há25 anos,éo Regente do Coral Municipal Caçapavano, tendo nesse período realizado inúmeras apresentações em eventos culturais, sociais e cívicos e religiosos.Àfrente do CMC, representou o município de Caçapava do Sul em Eventos realizados pela FECORS (Federação de Coros do Rio Grande do Sul) em várias cidades do Estado do Rio Grande do Sul. Emâmbito nacional, Nei Beck representou Caçapava do Sul regendo o CMC no Encontro Internacional de Coros de Juiz de Fora, Minas Gerais emsetembro de2002, e no Encontro Internacional de Coros de Criciúma, Santa Catarina emnovembro de 2004.

Idealizador do Projeto“Um coral em cada escola”, que consiste em capacitar professores da rede municipal e estadual, como também pessoas da comunidade a trabalharem música nas escolas e entidades através do "Canto em Grupo", Nei Beck viu em Caçapava a semente ser lançada, quando, com a ajuda de coralistas integrantes do CMC, visitou cada escola levando a ideia do projeto e, hoje, muitos professores e alunos inserem a música em suas vidas de forma mais natural. O resultado foi um Encontro de Coros Anualdenominado "ENCANTO",que reuniu cerca de"14 Grupos de Canto" e que teve seis edições, além de apresentações natalinas reunindo vários grupos. O referido projeto tem o objetivo de proporcionar a crianças em idade escolar o contato com a música através do canto em grupo, visando desenvolver o gosto e respeito pela"Música"e com isso usufruir dos benefícios da prática do Canto Coral.

Por estes motivos, o vererador Antonio Tolfo – Bingo, fez a indicação do nome do Maestro que foi aprovado por unanimidade na sessão do dia 18 de abril de 2015, e será entregue o título no dia 7 de maio, em Sessão Solene na Feira do Livro de Caçapava do Sul.

Data de publicação: 04/05/2015

Compartilhe!