O vereador Ricardo Rosso (PP) participou de reuniões em Porto Alegre na semana passada, a primeira foi com o Deputado Estadual Frederico Antunes (PP), e logo após, com o Diretor Administrativo da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, Carlos Carvalho.

Rosso conversou com o Deputado Antunes sobre a situação do Centro Oftalmológico de Caçapava do Sul, que segundo informações da Secretária de Saúde do Município, Rosane Abdala, está aguardando a assinatura do convênio entre Estado e Município para dar início ao atendimento dos pacientes. “Precisamos de força política junto à Secretaria de Saúde do Estado para este convênio ser assinado o mais breve possível, pois a alegação de aumentar custos para os cofres do estado está equivocada, pois o convênio hoje é com Cachoeira do Sul, e a prefeitura tem um custo alto no transporte destes pacientes que precisam de atendimento, e já temos um centro oftalmológico montado, de última geração em Caçapava do Sul”, disse o vereador.

Rosso participou de uma reunião com a sociedade defensora dos animais, onde o Deputado Frederico é um dos deputados defensores de um projeto de lei, que está em discussão naquela casa, onde defende onde defende a realização dos rodeios no Rio Grande do Sul. Foram debatidos assuntos relativos aos maus tratos de animais em rodeios, mas Rosso argumentou que os rodeios fazem parte da tradição dos gaúchos e que, diferentemente de outras competições realizadas pelo país, aqui no Sul, os animais são muito bem cuidados.

A outra pauta tratada pelo vereador foi uma reunião com o Diretor Administrativo da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, Carlos Carvalho, juntamente com o Vice Prefeito, Ilson Tondo. Rosso entregou um pedido de doação de um veículo do Estado para a Secretaria de Ação Social do município, onde deverá ser utilizado no departamento de habitação. “A secretaria recebe muitas doações e precisa buscar estes materiais, com isso, poderão dar um atendimento melhor para aquelas pessoas que precisam de todo tipo de auxílio”, finalizou Rosso.

Na mesma ocasião, o vereador pleiteou junto ao Diretor da SEAPA a realização da 2ª fase do programa de correção do solo com calcário, onde no ano de 2014, 100 famílias de pequenos agricultores foram beneficiados com o projeto que visa subsidiar uma parte do custo na aquisição deste mineral para melhorar as condições das terras. “Este é um projeto que deve ter uma continuidade, pois mais produtores poderão ser beneficiados, melhorando a qualidade de suas terras, trazendo assim, maior produtividade e renda para estas famílias”. Concluiu Ricardo Rosso.

No retorno da viagem, Rosso levou ao prefeito Otomar Vivian um relatório de suas reuniões em Porto Alegre, onde levou as demandas de agilizar o cadastramento do Centro Aftalmológico junto a Secretaria de Saúde do Estado e também sobre o projeto de correção do solo para os pequenos agricultores do município. Otomar agradeceu a visita do vereador dizendo que este tipo de ação vem colaborar para a boa administração do município.

Data de publicação: 31/03/2015