O vereador Antonio Tolfo – Bingo (PP), juntamente com o vereador Silvio Tolfo Tondo (PP) estiveram na sede da Corsan, em Porto Alegre, para uma reunião com o Diretor Administrativo, Marcos Vinícius, na quinta-feira, dia 19.

O objetivo da reunião foi verificar a possibilidade da doação, por parte do patrimônio da Corsan, de uma caixa de água para a Comunidade da Coxilha de São José, no interior do município. No final do ano passado a Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou a perfuração de um poço artesiano, para o abastecimento de água potável para cerca de 60 famílias que não possuem outra forma de abastecimento. De acordo com o vereador Bingo, até a perfuração deste poço a comunidade era abastecida com água de um açude, bombeada até uma caixa coletiva que recebia tratamento da própria comunidade. “Certa vez tive que subir nesta caixa, que tem 15 metros de altura, para instalar uma bóia elétrica. A perfuração deste poço e a construção deste reservatório irá melhorar muito a qualidade de vida dos moradores da Coxilha de São José”, disse o vereador.

Bingo disse ainda que, a Associação dos Moradores já está instalando a tubulação por onde esta água será distribuída para a comunidade. “Precisamos da doação desta caixa de água, pois eles estão gastando bastante com a compra da bomba, que custou quase cinco mil reais, mais os canos para levar a água até as casas”, afirmou o vereador.

O Diretor Administrativo da Corsan, Marcos Vinícius informou aos vereadores que a divisão dele é a responsável pelo material da Companhia, e conforme o relato dos vereadores, fará um levantamento para ver a possibilidade de conseguir doar uma caixa para a comunidade da Coxilha de São José. Vinícius disse que tem uma caixa de 20 mil litros que está sendo substituída em uma cidade do interior, e fará um contato com o superintende da região para saber se este material poderá ser doado para Caçapava do Sul.Bingo salientou ainda que será construído pela comunidade o pedestal para instalação desta caixa de água e que a Associação está buscando junto ao comércio local, parcerias para auxiliar nesta obra.Vinícius ficou de buscar no patrimônio da Corsan um pedestal de metal para doar junto. “Através do documento que os vereadores me entregaram vou buscar em nosso patrimônio estes materiais. Tendo a disponibilidade, iniciaremos o processo de doação, pois sabemos a importância deste reservatório para esta comunidade. A Corsan oferece também seus laboratórios para fazer a análise desta água periodicamente.”, concluiu o Diretor.

O vereador Silvio levou também a preocupação dos Caçapavanos com o péssimo serviço prestado pela empresa terceirizada pela Companhia para fazer os consertos do calçamento das ruas do município. Segundo ele, sempre a equipe da Corsan realiza o conserto da rede da água nas ruas da cidade, a empreiteira, ou demora muito para começar a recuperação das ruas, ou faz um serviço mal feito, onde a fiscalização da Secretaria de Planejamento fiscaliza, não aprova o serviço e a empreiteira precisa fazer novamente. “Este processo está muito ruim, pois a empresa não está fazendo um bom trabalho, e as pessoas nos cobram muito sobre isso. Por este motivo resolvi trazer estas reclamações pessoalmente, para o Diretor estas reclamações”. Finalizou Silvio.

Marcos Vinícius agradeceu o material entregue pelos vereadores e disse que já havia recebido esta reclamação por parte do Prefeito Otomar Vivian e já está tomando as medidas administrativas para melhorar o atendimento das empresas que prestam serviços para a Corsan.

Data de publicação: 26/03/2015