Comerciantes buscam soluções junto ao Poder Público

Na última semana, o vereador Marquinho Vivian, acompanhado de moradores e comerciantes da Rua Sete de Setembro e Rua Julio de Castilhos, nas proximidades do calçadão de Caçapava do Sul, estiveram reunidos com o prefeito Otomar Vivian, a secretária de Assistência Social, Rosa Vivian e a assistente social Daniela Fontoura da Mota.

O objetivo do encontro era tratar sobre os moradores de rua que ficam pelas praças na região central, moradores e comerciantes entregaram ao prefeito um abaixo assinado com 35 assinaturas solicitando providências, tendo em vista que a maioria destas pessoas por vezes estão sob efeito de álcool ou de drogas.

Uma comerciante relatou que já foi necessário chamar a polícia, pois um morador de rua invadiu uma loja e ofendeu com palavrões os clientes, funcionário e a proprietária, porém não obteve atendimento. Em função disso, a comerciante precisou se deslocar até a Brigada Militar para registrar um boletim de ocorrência do acontecido.

Sobre este tema, o prefeito informou que a Secretaria de Assistência Social tem um cadastro destas pessoas que moram nas ruas e fazem um monitoramento destas pessoas. “A abordagem é difícil, mas todas estas pessoas estão cadastradas e o mais impressionante é que elas tem casa e família, mas estão morando na rua por opção e a lei permite isso”, esclarece o prefeito.

“Por vezes estas pessoas acabam tendo algum desentendimento com os familiares e optam por morar nas ruas, porém eles não podem invadir propriedades particulares, quando isto acontece é necessário acionar a polícia”, esclarece a Assistente Social.

O vereador Marquinho Vivian afirmou que é importante ter conhecimento de que existe um cadastro para estas pessoas e que o Poder Público está ciente e organizado, e que a polícia deve agir quando solicitada pelos munícipes.

“A Assistência Social aborda estas pessoas, faz uma triagem e o encaminhamento para o CAPS ou CREAS, mas não podemos obriga-los a deixar as ruas”, esclarece a Secretária.

Na oportunidade, foi discutido um assunto que tem causado preocupação aos moradores da referida localidade. A abertura de um bar, onde não existe outras atividades deste ramo na região. Segundo os moradores, o estabelecimento inicia as atividades a meia noite e não possui hora para fechar. Sobre isso, o prefeito comunicou que irá acionar a vigilância sanitária a fim de fiscalizar os alvarás do bar.

A segurança pública também foi pauta da reunião, os moradores questionam o pouco número de policiais nas ruas. “Sabemos que com a nova administração do Governo do Estado houveram vários cortes, mas sentimos falta dos policiais nas ruas para garantir a segurança das pessoas”, finalizam os moradores.

O vereador Marquinho comentou que antigamente os policiais militares caminhavam em dupla pelas principais ruas da cidade, e sabe que hoje é diferente, mas este tipo de ação ajuda a inibir a insegurança e dá traz mais tranquilidade aos moradores.

Data de publicação: 06/03/2015