É com imenso pesar que a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, comunica o falecimento de ALCIDES JOSÉ SALDANHA. O presidente da Câmara, vereador Pedro Gaspar e demais vereadores do legislativo caçapavano estão de luto pelo colega de parlamento, que foi um exemplo de dedicação ao trabalho e disposição a contribuir para o conhecimento e desenvolvimento do município. Na oportunidade, a Câmara presta condolências e solidariedade aos familiares.

Aos 77 anos, Saldanha foi ministro dos Transportes no governo de Fernando Henrique Cardoso, secretário de Energia e Telecomunicações do Rio Grande do Sul no mandato de Pedro Simon, senador em 1985, deputado federal constituinte e um dos prefeitos rio-grandenses de oposição ao governo militar nos anos 1970 — em 1972 foi eleito prefeito de Caçapava do Sul, sua cidade natal, pelo MDB, partido de oposição gaúcha ao regime.

Com a redemocratização, em 1985, ocupou, como suplente de senador, a cadeira do titular de Pedro Símon. Foi um dos principais organizadores do MDB no Estado, como secretário geral. Como seguidor da doutrina do antigo Partido Libertador, escreveu a obra Parlamentarismo e os Demais Sistemas de Governo.

Seu último cargo político foi de integrante da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul. Cumprido seu mandato na AGERS, dedicou-se às suas atividades profissionais de pecuarista e advogado em Caçapava do Sul.

Saldanha estava internado no Hospital Mãe de Deus, vítima de um câncer. Ele deixa esposa, quatro filhos e cinco netos. O corpo será velado em Porto Alegre, na Capela São Miguel e Almas (Capela F – Rua Professor Oscar Pereira, 340, Bairro Santo Antonio), o enterro está previsto para as 16h de sábado (28).

Data de publicação: 27/02/2015