Com o grande número de chuvas que vem assolando o Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Obras vem fazendo um trabalho intenso de recuperação de estradas e ruas do município. Segundo o Secretário Ilson Tondo recuperar as estradas com o maquinário que foi entregue no final da última administração é o maior desafio, pois são poucas máquinas, equipamentos antigos, com muitas horas de uso e no final de sua vida útil. Caçapava tem mais de 6 mil quilômetros de estradas vicinais e o município tem sua economia baseada nas atividades primárias (pecuário, agricultura e florestamento), e por isso, a secretaria deveria ter melhores equipamentos para o escoamento da produção.

Com isso, o executivo buscou mais informações junto ao BADESUL, e nesta quarta-feira o Vice-prefeito e Secretário de Obras, Ilson Tondo esteve na sede da entidade, acompanhado do vereador Silvio Tondo, onde foram recebidos pela Srª Janette Lontra, Superintendente de Operações do Setor Público para protocolar um documento solicitando um empréstimo de R$ 2 milhões (valor definido pelo programa calculado pelo número de habitantes no município), através do PIMES - Programa para apoiar as necessidades de investimentos dos municípios em infraestrutura urbana, rural, saneamento básico, geração de empregos e conhecimento, desenvolvimento institucional, bem como redistribuição social do trabalho - com a finalidade de aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários para a renovação da frota da secretaria.

Segundo a Superintendente, o documento será analisado por uma comissão para ver a possibilidade de atender as necessidades do executivo caçapavano. "Este recurso vem de um fundo de assistência aos municípios para melhoria na infraestrutura, e demora cerca de quatro meses para tramitar internamente no BADESUL", afirmou Janette.

Conforme Tondo este recurso irá auxiliar o município a recuperar o parque de máquinas da secretaria e com isso, melhorar a infraestrutura das estradas do interior, para escoar a produção, e também na manutenção das ruas dos bairros na cidade.

Data de publicação: 15/01/2015