O carnaval é elemento da cultura nacional, os municípios se organizam com antecedência para promover a maior festa do país. Muitos foliões se dedicam o ano inteiro para apresentar um trabalho diferenciado durante as noites de festividade. Caçapava do Sul não poderia ficar de fora, portanto, na sessão plenária desta segunda-feira, 12 de janeiro, foi aprovado o projeto de lei que firma convênio com o CTG Clareira da Mata, concedendo o auxílio financeiro no valor de R$ 136.000,00, através de dotação orçamentária da Secretaria de Cultura e Turismo, para aplicação no Carnaval 2015.

A justificativa do projeto destaca que este ano será dado sequência ao modelo aplicado em 2014, onde o Ponto de Cultura do CTG Clareira da Mata fica responsável pela organização e produção na Escolha da Corte, Bailes de Carnaval e desfiles das escolas de samba.

Conforme o plano de aplicação estão previstos gastos com som, luz, bandas para baile, bandas para shows, carros de som para desfiles, banheiros químicos, lonões, palco, cadeiras, mesas, som de rua para desfiles, transporte da corte, produção da escolha da corte, divulgação, segurança, alimentação da equipe de trabalho, produção dos desfiles, transporte dos blocos das Minas do Camaquã e taxas de PPCI e bombeiros civis.

A Vereadora Teresinha Grazzioli manifestou-se contra o plano de aplicação, uma vez que apenas as escolas de samba estão recebendo recursos para desfilar no carnaval, enquanto os blocos de bairro não estão sendo contemplados por este projeto.

Já o vereador Silvio Tondo explicou que para receber estes recursos a entidade deve estar registrada como associação e estar com as negativas em dia. Desta forma o vereador acredita que para este ano os blocos não estão devidamente formalizados, “mas deixamos a recomendação para que os grupos se organizem para a realização do carnaval de 2016, para que assim possam receber recursos. O carnaval é uma festa popular e deve ser apoiado pelo município”.

Caio Casanova discursou sobre a importância dos blocos, e ponderou que o valor deveria ser melhor distribuído.

O projeto teve 9 votos favoráveis, o vereador Marquinho Vivian votou contra diante da justificativa: “Sabemos que o carnaval tem que acontecer, os vereadores não são contra o carnaval, mas os valores chamam a nossa atenção, sabemos que haverá uma prestação de contas, mesmo assim o valor é muito alto. Os colegas fizeram um discurso também achando os valores altos, mas votaram a favor. Reforço: não sou contra o carnaval, mas a maneira que está sendo aplicado o valor não está correto”.

Jussarete Vargas criticou o valor para a realização do Carnaval. “Eu acho este valor R$ 136.000,00 um desperdício do dinheiro público.. Recentemente recebemos a notícia do Sargento Almeida e da Soldado Teresa sobre a possibilidade de terminar com os Projetos da Brigada Mirim e Proerd por falta de auxílio, e agora nos deparamos com este valor para a realização do carnaval. Não sou contra o carnaval, não votarei contra e novamente, como afirmou o vereador Marquinhos, estamos votando um projeto que chega de última hora, mas temos que votar para a comunidade não ficar sem carnaval, mas acredito que seria melhor aplicado na Saúde do município”.

Peter Linhares explanou que os colegas vereadores analisaram apenas o valor do recurso, sem analisar o retorno que traz para o município. “Nós só olhamos o investimento, mas não reparamos o retorno, fica difícil apoiar blocos tendo em vista que muitas vezes os grupos se reúnem apenas nos dias do carnaval. As escolas que se registraram estão recebendo recursos, os grupos devem se organizar para receber benefícios. Investindo no Carnaval de Caçapava do Sul, teremos retorno para o município”.

Data de publicação: 13/01/2015