Na noite de sexta-feira, o médico Rudimar Libardoni foi homenageado com o Título de Cidadão Caçapavano na Câmara de Vereadores. A indicação foi do Vereador Silvio Tondo (PP).

Libardoni é natural de Catuípe, região das Missões, filho dos agricultores João Batista e Arlides Libardoni (in memorian) . Nasceu em 20 de julho de 1959, estudou medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, se formou na turma de 1983. Após fez uma especialização e residência pela UFSM em ginecologia e obstetrícia. Iniciou a carreira em Caçapava do Sul em março de 1985.

Realizou a prova de concurso público para a Prefeitura Municipal e passou a atuar nos postos de saúde das localidades do Forte, Bairro Floresta, Posto da Aviação, Vila Sul. Também realizou atendimentos esporádicos nas Caieiras, na Vila Batista.

Na área da ginecologia e obstetrícia, prestou um atendimento especializado, com acompanhamento na hora do parto, e assim foi conquistando a confiança das pacientes.

Em sua atuação, se deparou com diversas situações de vulnerabilidade social e sempre buscou tratar com profissionalismo na intenção de proteger e assegurar as pacientes e filhos. Rudimar contou com a contribuição da equipe de enfermagem do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, que sempre atuou incansavelmente pela saúde e bem estar de todos os pacientes.

Acompanhou o serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas em Porto Alegre, quando deu início ao tratamento ao câncer de mama em Caçapava do Sul.

Se especializou em Medicina do Trabalho, onde atuou nas Caieiras nas empresas: Mônego, Vigor e Calcário Cruzeiro. Atuou também em Santana da Boa Vista, no Asilo Rosinha Borges. Em toda sua trajetória, se dedicou a uma carga horária intensa, onde também fez parte do quadro do Pronto Socorro, nos plantões médicos.

No ano de 2003 retornou a Catuípe, em virtude de problemas de saúde na família. Seguiu realizando atendimento médico em Catuípe e Ijuí, perto de sua família. Na metade deste ano, optou por um afastamento temporário da medicina, na intenção de retornar em breve aos atendimentos.

Em seu discurso, Libardoni, agradeceu pelo título e afirmou: ”Minha visão profissional partiu do princípio de sempre analisar cada paciente como uma vida que necessita de cuidados e atenção e eu acredito que foi este trabalho humanitário que me trouxe a esta Casa Legislativa para receber esta honraria”.

Data de publicação: 15/12/2014