O CAPS – I, Casa da Esperança, (Centro de Atenção Psicossocial) é um centro de serviço social, cadastrado e credenciado junto ao Ministério da Saúde, com um Projeto Terapêutico, avaliado via 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Estadual e Nacional, através do Ministério da Saúde.

Em Caçapava do Sul existe uma demanda de pessoas com sofrimento psíquico grave e o centro presta um atendimento adequado a estes pacientes. O CAPS vem como um modelo substitutivo às internações psiquiátricas de longa duração e sucessivas, onde geralmente os pacientes eram encaminhados para outros municípios. Atualmente se for necessária internação, o paciente é internado na unidade de psiquiatria do Hospital de Caridade Dr. Vitor Lang.
No CAPS são atendidas pessoas com doença mental grave e dependência química, através de oficinas terapêuticas, atendimentos individuais e em grupos.

A equipe de trabalho é formada por oito agentes comunitárias de saúde, que trabalham nas oficinas terapêuticas; uma professora que coordena as oficinas terapêuticas; um monitor das oficinas; uma enfermeira coordenadora do CAPS e do serviço de enfermagem; um técnico de enfermagem que administra medicações, faz visitas domiciliares e oficinas terapêuticas; duas psicólogas, responsáveis pelo primeiro acolhimento dos usuários que procuram o serviço, fazem acompanhamento psicológico individual e em grupo; uma agente social, duas servidoras dos serviços gerais ; um médico que atende todos os dias no serviço e um psiquiatra que atende uma vez por mês.

Com o final do ano se aproximando, o vereador Peter Linhares, através de um repasse da Câmara de Vereadores, auxiliou na confecção de camisetas personalizadas para os colaboradores e usuários do CAPS, que serão entregues na confraternização de natal da entidade, que será realizada no sábado, dia 13, no Sítio do Tio Jaime.

Segundo a Coordenadora do CAPS I, Inês Casartelli, o vereador Peter Linhares e a Câmara de Vereadores são parceiros de longa data da nossa Casa da Esperança. “Sempre que solicitamos algum tipo de auxilio ao vereador ele prontamente nos ajudou. Apenas a equipe de trabalho do CAPS possui hoje um uniforme, agora, teremos novas camisetas de cor lilás para os colaboradores e camisetas verdes para os usuários, todas personalizadas com o desenho de uma borboleta que significa liberdade, deixando assim nossa casa mais bonita e organizada”. Como forma de homenagem mandamos confeccionar uma camiseta especial para o Peter, com os dizeres “amigo do CAPS”. Finalizou Inês

Peter disse que reconhece o ótimo trabalho desenvolvido pelo CAPS, e entre outras contribuições que já foram feitas a instituição, fez esta parceria no final do ano para, de alguma forma, contribuir para o bem-estar, e trazer um pouco de alegria na festa de final de ano da equipe e dos usuários do CAPS.

Data de publicação: 05/12/2014