A 4ª Tarde de Campo sobre manejo de campo nativo através do pastoreio rotativo foi realizada no dia 26 de novembro, no Santa Barbinha, na propriedade de João Alaor Maciel Moraes. A atividade - promovida pelo Projeto RS Biodiversidade, em parceria com a Emater/RS-Ascar - teve início às 14h e reuniu em torno de 60 produtores de Caçapava do Sul e região. Estavam presentes no evento o Secretário da Agricultura do município, Lúcio Moreira, o vereador Marquinho Vivian, o presidente da Associação do Santa Barbinha, João Alaor Maciel Moraes, Equipe Técnica da Emater/RS-Ascar.

Na primeira parte do evento, que foi realizado no Centro Comunitário do Santa Barbinha, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar em Caçapava do Sul, Gustavo Rodrigues de Lima, apresentou o Projeto RS Biodiversidade e divulgou resultados da Unidade Demonstrativa (UD) implementada na propriedade de Vilson Machado, na localidade do Caldeirão, em 2012. O Técnico da Emater/RS-Ascar Guilherme Miranda Fernandes apresentou a instalação do programa na propriedade do Sr. Alaor Moraes, mostrando os dados técnicos e as vantagens de montar um pastoreio rotativo com pasto nativo, para os pecuaristas. Durante sua palestra mostrou os custos de implantação, os mapas do campo e como foram distribuídos os potreiros e o ganho de peso que os animais tiveram.

A UD de Caçapava do Sul da propriedade conta com 27 hectares, divididos em 12 potreiros - o que resulta em uma média de 2,2 hectares por piquete. Todas as subdivisões têm acesso ao açude da propriedade, critério utilizado para posicionar os piquetes.
Atualmente, os animais ficam três dias em cada subdivisão, período que pode variar de acordo com o olhar do produtor e com a época do ano. A proposta garante oferta de alimentos aos rebanhos e tempo para renovação do pasto.

Após as apresentações os criadores foram até a propriedade do Sr. Alaor, onde está instalada a UD para ver os resultados de perto. O zootecnista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santana do Livramento, Fábio Schlick, mostrou aos produtores as principais vantagens de fazer este tipo de pastoreio nativo, que além de preservar a biodiversidade dos campos nativos da região, potencializa o ganho de peso dos animais com um manejo simples e adequado.

RS Biodiversidade
O RS Biodiversidade é um projeto estadual que conta com recursos de US$ 5 milhões provenientes do Fundo Global do Meio Ambiente, com contrapartida de US$ 6,1 milhões do Governo do Estado, ressarcidos em forma de medidas compensatórias. O Banco Mundial é a agência implementadora do Programa. A Emater/RS-Ascar, juntamente com a Fundação Zoobotânica, Fepam e TNC do Brasil, é uma das coexecutoras do RS Biodiversidade e faz parte da Unidade de Gerenciamento do projeto. A gestora do trabalho é a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

O Projeto RS Biodiversidade incentiva a produção sustentável no meio rural, fortalecendo a rede de ações conservacionistas. Com o lema Conservar para Produzir, o projeto é uma das políticas do Governo do Estado que busca promover o desenvolvimento através da conservação, manejo e estímulo às potencialidades regionais da biodiversidade gaúcha.

Data de publicação: 02/12/2014