O aniversário de 177 anos da Brigada Militar, bem como o trabalho realizado pela Brigada Mirim e a outorga de Título de Cidadão Caçapavano ao sargento reservista André Pimentel dos Santos, foram agraciados em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, na noite de sexta-feira, 28 de novembro.

A iniciativa destas homenagens vieram da Bancada do Partido Solidariedade, através dos vereadores Caio Casanova, Peter Linhares e Teresinha Grazzioli, que indicaram a homenagem especial à corporação.

No mesmo ato aconteceu a entrega do Título de Cidadão Caçapavano ao 2º Sargento da reserva remunerada da Brigada Militar, André Pimentel dos Santos. Pimentel iniciou seu discurso com agradecimentos.

“Tenho por preceito fazer algo de bom e de útil para a sociedade e meus semelhantes, sem esperar nada em troca. Aprendi com meus pais a sempre prezar pela honestidade e respeitar meus semelhantes, mas como nada é por acaso em nossa existência terrena, minhas atitudes, minhas ações e meu trabalho foram observados por parte da sociedade, em especial a bancada do partido Solidariedade, de onde partiu a indicação de outorga deste título”, explanou Pimentel.

Os discursos, ponto alto da solenidade, não se limitaram a contar apenas a história da Brigada Militar, mas de narrar o dia a dia de homens e mulheres que atuam na corporação com o propósito de zelar, salvar e defender vidas, além do trabalho realizado com as crianças na Brigada Mirim.

O Tentente Ronai da Silva Brilhante, comentou sobre o aniversário da Brigada Militar. “Sabemos todos que o trabalho dignifica a pessoa, que o bom profissional fortalece a instituição que serve e esta que tem por objetivo atender o cidadão e proteger a comunidade continua permitindo ostensivamente que até mesmo o cidadão menos letrado tenha conhecimento do 190. No entanto é preciso dizer que a atividade de segurança pública é sistêmica ela precisa do engajamento de outros setores da sociedade para que se desempenhe um serviço com melhor presteza”, discursou.

O Coordenador da Brigada Mirim, Sargento Ricardo Almeida, explanou sobre a possibilidade de encerramento das atividades junto ao pelotão mirim devido a falta de apoio e incentivo. “Nós, que trabalhamos com projetos sociais e com crianças nos sentimos muito gratificados porque sempre temos um retorno. E o retorno que é dado por uma criança, nós sabemos que tem toda a sinceridade do mundo. Por isso, sempre lutamos em busca de nossos objetivos, sempre trabalhando da melhor forma possível, e quando não conseguimos atingir as metas e melhorias estabelecidas, sentimos que o pelotão mirim não está conseguindo melhorar, diante disto, estamos pensando em não dar sequência ao trabalho da Brigada Mirim. Temos esperança que no ano que vem as coisas sejam diferentes e que nós possamos ser melhores a cada ano”, comentou.

O vereador Caio Casanova, representando a Bancada do Partido Solidariedade, discursou sobre as três homenagens realizadas na noite. “Tivemos a honra de realizar esta sessão solene a este grupo de profissionais que trabalham incansavelmente, garantindo a segurança e o bem estar da população caçapavana”, finaliza Casanova.

Data de publicação: 01/12/2014