Na noite de segunda-feira, dia 24 de novembro, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul promoveu a Sessão Solene em homenagem a Semana da Consciência Negra e Clube Recreativo Harmonia.

Os alunos da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes fizeram a recepção do evento, focando a África do Sul e sua cultura, com roupas tribais, valorizando a beleza negra O grupo de estudantes coloca em prática uma proposta pedagógica que visa atender a pluralidade cultural e as diversas linguagens artísticas.

Durante a solenidade, o presidente do Legislativo caçapavano fez seu pronunciamento acerca do Clube Recreativo Harmonia e Semana da Consciência Negra. Linhares discursou sobre a campanha Livre e Iguais, lançada no dia 13 de novembro. “Livres e iguais, esta é a campanha de igualdade social lançada pela Câmara de Vereadores durante a Semana da Consciência Negra. Este ano tivemos esta iniciativa tendo em vista a necessidade de formar um pensamento coletivo, deixando o individualismo de lado e promovendo o respeito pelas pessoas, ampliando a conscientização sobre violência, discriminação racial, opção sexual, e também buscando o combate a homofobia”, comenta.

Sobre a semana da consciência negra, Linhares afirma: “A igualdade social é um princípio fundamental, devemos respeitar para sermos respeitados. Desejamos que a Consciência Negra, vá além de uma semana de informação e resgate histórico, que seja um período de festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza de nossa diversidade”.

Na sequência, a presidente do Clube Recreativo Harmonia, Cátia Cilene Moraes Dutra, discursou sobre a reestruturação do clube e também sobre a discriminação sofrida no passado. “Esta homenagem de hoje é voltada ao enfrentamento ao racismo em um período em que foi negado ao negro, em Caçapava do Sul, o direto de se inserir em espaços de lazer e convivência”.

Sobre o tema, Semana da Consciência Negra, o vice presidente da entidade discursou e emocionou o púlbico. “A discriminação existe, ela é social, cultural e classe. Na verdade o negro necessita de políticas sociais, acredito que esta compensação, como as cotas, vem reparar um dano e nos coloca em condições desiguais em busca de uma vaga de universidade ou de emprego. O Clube Harmonia se apresenta de maneira humilde, buscando a promoção da igualdade racial, este é o nosso sonho, ser mais que um clube festivo, sermos um espaço para resgate da dignidade e valorização da cultura e nossa etnia negra”.

No final, ainda houve uma apresentação artística no saguão da Câmara, com o grupo Estyle Crew, que tem o propósito de incluir crianças e jovens de diferentes comunidades, trabalhando com Hip Hop. De acordo com o coordenador do grupo, Manfred Silva Chaves, a cultura é oriunda das periferias e apresenta muitos valores e conhecimentos, reunindo as pessoas para a música e dança, descobrindo potenciais e valorizando o trabalho de cada participante.

Data de publicação: 25/11/2014