Na sessão plenária desta segunda-feira, (17), o vereador Antonio Tolfo (PP) entrou com um requerimento endereçado à Secretaria de Obras solicitando que os buracos de obras realizadas pela secretaria sejam sinalizadas com placas indicando manutenção das vias é de responsabilidade da prefeitura.

O vereador fez uma indicação para a Corsan pedindo que a Companhia sinalize e coloque placas indicativas nos buracos nas ruas em que estão fazendo algum tipo de manutenção, para evitar que algum motorista ou pedestre sofra algum tipo de acidente. “Já fui procurado por contribuintes que sofreram algum tipo de acidente em obras mal sinalizadas pela Corsan. Acredito que estas obras deveriam ser mais bem sinalizadas e também que os buracos fossem tapados assim que terminassem o serviço. Sei que é uma empreiteira terceirizada que faz o fechamento dos buracos, mas estas obras estão muito demoradas” afirmou Tolfo.

O vereador justifica que a população tem reclamado intensamente de buracos abertos pela Corsan para realizar consertos e estas obras não são concluídas, deixando a cidade com muitos buracos e pedras empilhadas no cordão das calçadas. “Entrei com este requerimento porque as pessoas reclamam para nós vereadores que as ruas em que a Corsan necessita fazer algum conserto na rede de água, está demorando muito para os buracos serem fechados pela empreiteira contratada. Além de deixar a nossa cidade feia, estes buracos podem e já causaram acidentes com contribuintes. Quem já sofreu algum dano por cair em um buraco deste, tem o direito de pedir renascimento à Corsan. Por isso a necessidade de identificar as obras, se são da prefeitura ou da Companhia. A toda hora ligamos para o gerente local solicitando a manutenção destas ruas, mas ele explica que a Corsan não faz este trabalho, e sim uma empreiteira contratada pelo Estado para realizar este tipo de serviço”, afirmou Tolfoo.

Outros vereadores também se manifestaram a respeito do assunto, Marquinho Vivian solicitou que a “Comissão Temporária Especial, que cuidou de assuntos relacionados à Corsan e AES Sul, fosse retomada, porque esta Casa vai ter que tomar uma atitude, juntamente com o executivo, pois no final do governo passado estávamos no meio do lixo, e isto foi resolvido, e este ano estou vendo que vamos finalizar o ano no meio dos buracos da Corsan. As pessoas que visitam o município, que moram fora e vem nos finais de semana e feriados, ficam estarrecidas com a quantidade de buracos nas ruas. A Corsan diz que este serviço é terceirizado, mas pelo que vemos, não está sendo realizado. Caio Casanova (SDD) falou que a Comissão de Obras Públicas da Assembleia Legislativa do Estado esteve no plenário da Câmara para discutir este assunto, com o Deputado Cassiá Carpes e também a Corsan, representada pelo superintendente Napoleão Langendorf Leite e foi colocado estes problemas que estão sendo enfrentados, mas até agora nada. Temos que seguir cobrando. Concluiu Casanova.

Pedro Gaspar disse que acompanha há muito tempo este problema, e que no dia da audiência pública, o Superintendente da Corsan falou várias coisas que iriam fazer, e até agora nada foi resolvido, pelo contrário, cada dia que passa são mais e mais buracos pela cidade. O vereador acredita que esta sinalização é importante para proteger o cidadão que anda pelas ruas esburacadas, e mais, sinalizar que as obras estão sendo feitas pela Corsan ou pela prefeitura. Sempre que possível o Gerente da Corsan de Caçapava do Sul atende as solicitações dos vereadores, mas sabemos que o grande problema vem sendo a empresa contratada para finaliza as obras que não está executando o serviço com agilidade. Peço que este assunto seja resolvido o quanto antes, para termos um final de ano com menos buracos das ruas. Finalizou Pedro Gaspar.

Data de publicação: 19/11/2014