Visando melhorias para a saúde de Caçapava do Sul, a Câmara de Vereadores aprovou quatro projetos provenientes do Poder Executivo que tratam da contratação de profissionais a fim de garantir um atendimento mais eficaz para a população.

A primeira proposta visa a contratação emergencial de um técnico em enfermagem para o período de seis meses, para atuar nas Minas do Camaquã, no interior do município para atender as necessidades daquela localidade. Conforme a justificativa da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde já substituiu cinco técnicos de enfermagem contratados para o Samu, por servidores efetivos. Outro profissional efetivo assumirá no Posto das Caieiras, a partir do mês de novembro, um servidor técnico em enfermagem está em laudo, afastado por seis meses, bem como outro irá se aposentar durante o mês de novembro, evidenciando, portanto, a necessidade de contratação de profissionais para esta área.

O vereador Luis Fernando Torres afirmou que votou a favor do projeto, “porque o líder do governo vereador José Sidnei Menezes disse que este contrato emergencial é necessário para manter os moradores da Mina assistidos por uma enfermeira até que a nova profissional classificada através do Processo Seletivo Simplificado realize os cursos e possa assumir o cargo”.

O segundo projeto visa a contratação emergencial de dois enfermeiros, pelo prazo de seis meses. Esta proposta é embasada na necessidade de recompor o quadro, visando possibilitar a continuidade dos programas anteriormente desempenhados . Os profissionais irão atuar no ESF e no SAMU.

A necessidade de contratar um médico pediatra para o SUS, também foi levada até os vereadores, que aprovaram o projeto de caráter emergencial para atuação durante seis meses. De acordo com a justificativa do Executivo, em face da carência de profissionais da área de pediatria no Sistema Único de Saúde, torna-se necessário a contratação de tal profissional, buscando minimizar a demanda existente.

A implantação do programa “Sorrindo para o futuro”, através de uma parceria com o SESC-RS prevê a atuação de um odontólogo. Para consolidar este projeto, também foi aprovado a contratação deste profissional para atuar no Programa Saúde Bucal, durante seis meses. “Sorrindo para o Futuro” é um programa de promoção da saúde para estudantes da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental realizado pelo SESC em parceria com as prefeituras municipais e as escolas desde 2003.

Os quatro projetos de lei aprovados destacam que os profissionais serão contratados conforme classificação no Processo Seletivo Simplificado, realizado pela Prefeitura Municipal durante o mês de outubro.

Data de publicação: 04/11/2014