Após a realização do seminário do Programa Interlegis do Senado Federal em Caçapava do Sul entre os dias 13 e 17 de outubro, onde reuniu 36 Câmaras de Vereadores da região Sul do Brasil, a Mesa Diretora da Casa recebeu convite para participar da abertura oficial do treinamento em Erechim, norte do Estado do Rio Grande do Sul.

O presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Sergio Alves, fez a abertura oficial do treinamento, e a mesa estava composta pelos Consultores do Senado Federal Adalberto e Luis Fernando, pelo Secretário de Administração do município, Renato Tozo e o Presidente do Legislativo Caçapavano, Peter Linhares. Cerca de 18 câmaras participaram do evento.

Linhares discursou sobre o interesse da câmara de Câmara de Caçapava do Sul em utilizar o sistema nos moldes do Senado Federal. As tratativas tiveram início ainda em 2013, com o vereador José Sidnei Menezes. “Diante da necessidade de informatizar e ampliar os canais de transparência do legislativo foi dado sequência a este trabalho e hoje temos orgulho em dizer que a Câmara de Caçapava do Sul sediou o maior evento do Senado Federal para capacitação de servidores”, explana.

O diretor do Legislativo caçapavano e coordenador do polo multiplicador para consultores, Eriton Talarico falou sobre o sucesso da realização da capacitação em Caçapava do Sul. “Aceitamos esta missão de difundir o sistema Interlegis e obtivemos sucesso, tendo em vista que nos preocupamos em convidar pessoalmente os legislativos da região e o resultado não poderia ser diferente, sediamos o maior curso de formação de servidores do Brasil”, ressalta.

No final, o diretor da câmara afirmou ainda que nos próximos dias realizará a segunda etapa do treinamento, no Senado Federal, onde será capacitado para ser um multiplicador do Interlegis e dar apoio as câmaras do Brasil.

Data de publicação: 03/11/2014