Na sessão plenária desta terça-feira, dia 28 de outubro, foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do Vereador José Sidnei Menezes (Pirola - PP), que prevê a denominação de Florenço Marcelino Monego o posto de saúde localizado nas Caieiras.

Florenço Marcelino Monego, neto de imigrantes italianos, nascido em 6 de agosto de 1917 no distrito de São Sepé, na localidade de Nova Feltre, que em 1945 passou a chamar-se Colônia Antão Farias, pertencendo ao município de Formigueiro

Trabalhou na lavoura de arroz até seus 15 anos, quando foi convidado para trabalhar no comércio local. Com 19 anos chegou em Caçapava do Sul. Já em 1947, adquiriu o prédio desativado da usina de geração de energia elétrica da cidade e o terreno junto a ela, na rua Benjamin Constant, onde hoje encontra-se a empresa Mônego Móveis.

Participou ativamente na campanha que visava a instalação de uma agência do Banco do Brasil em Caçapava do Sul. Neste mesmo período foi construtor civil, onde executou obras como o antigo prédio do Banco do Brasil, loja Batista Magazine, entre outros.

Foi presidente da comissão de construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima, sendo construtor e administrador desde o lançamento da pedra fundamental até sua conclusão.

Em 1975 deu início a Mineração Mônego, após adquirir fornos de cal e fazer alguns investimentos na área, levando em conta a perspectiva de futuro e a economia local. A empresa familiar ligada ao ramo de corretivos do solo e construção civil, que atualmente é administrada pelos seus filhos.

Florenço é casado há 55 anos com Gema, que sempre o auxiliou e gerenciou suas atividades tanto no comércio, como no dia a dia. Desta união nasceram seis filhos, que hoje estão formados e exercendo atividades ligadas as suas profissões.

Em novembro de 2006, Florenço Marcelino Mônego recebeu o título de cidadão Caçapavano, na Câmara de Vereadores, através de indicação do vereador Pirola.

Tendo em vista a afinidade com a família, onde o pai do vereador, Simião Menezes se aposentou na Mineração Mônego, e a participação ativa de Florenço no desenvolvimento do município, que Pirola teve a iniciativa de realizar esta homenagem.

Data de publicação: 29/10/2014