Na manhã desta quinta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Peter Linhares, esteve reunido com a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lisete Saldanha Coutinho, a vice presidente da Liga, Ania Garcia Dutra e a secretária de Saúde Rosane Abdalla.

A pauta do encontro foi voltada a importância do mês de outubro, onde é realizada uma grande campanha em prevenção ao câncer de mama e também foi debatido a importância da campanha que será realiza no mês de novembro destinada ao público masculino, onde a preocupação é prevenir o câncer de próstata.

A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, preocupada em contribuir com estas importantes campanhas voltadas à saúde e bem estar da população, disponibilizou 150 exames de mamografia, que foram realizados em parceria com a Secretaria de Saúde e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Já para o público masculino serão destinados alguns exames antígenos prostáticos específicos (PSA).

Para a Secretária de Saúde esta parceria realiza neste ano foi de grande importância pois foi além de um alerta para a população, foi uma maneira de prevenir a doença. “O diagnóstico precoce de qualquer tipo de doença contribui muito para a recuperação do paciente”, explica.

“A equipe da secretaria de saúde aproveitou a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero e já realizou as mamografias, mas nós seguimos à disposição das necessidades da Liga”, finaliza Rosane.

Já a Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer agradeceu o trabalho realizado em conjunto com o Poder Executivo e Legislativo, através da iniciativa do presidente Peter Linhares. “Ficamos muito contentes em poder contar com os órgãos públicos, pois estes exames são de extrema importância para a comunidade”, afirma.

No final, Linhares comentou sobre a proposta de uma campanha de prevenção ao câncer de próstata, onde novamente será firmada a parceria com a Liga e a secretaria de saúde, porém ainda serão realizadas algumas reuniões para definir os métodos a serem adotados. “É importante que cada um faça a sua parte”, finaliza.

Data de publicação: 23/10/2014