O objetivo é promover as ferramentas tecnológicas do Programa nas Câmaras do Estado

O Programa Interlegis do Senado Federal irá promover oficina de treinamento de Portal Modelo para internet e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Um curso presencial completo, gratuito, destinado a funcionários de Câmaras Municipais do Estado.

Entre os dias 13 e 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, servidores do Interlegis/ILB vão ministrar oficinas de tecnologia para servidores de várias Câmaras Municipais, na Câmara Municipal de Caçapava do Sul. O objetivo é atender à demanda das Câmaras da região para implantação e utilização dessas duas ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo interno da casa.

O treinamento é divido em duas etapas: de 13 a 15 até às 12 horas, o treinamento é voltado para o Portal Modelo. Do dia 15 às 13 h até dia 31 às 17 h, é dedicado ao SAPL.

Os instrutores do Senador Federal irão capacitar os servidores para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas e também o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .leg.br. O mesmo aplica-se também ao SAPL. O Portal Modelo será oferecido às Câmaras que ainda não tem site, podendo assim, cumprir as exigências do Tribunal do Contas do Estado, em relação a transparência dos Legislativos.

O Presidente do Legislativo Caçapavano Peter Linhares, juntamente com o Diretora Geral da Casa, Eriton Talarico, fizeram uma série de visitas à Câmaras de municípios do Estado, para fazer o convite pessoalmente. Segundo Linhares o compromisso assumido com o Programa Interlegis é de divulgar e organizar este curso em Caçapava do Sul, para difundir estas ferramentas para o máximo de Câmaras dos 273 municípios que Caçapava do Sul ficou responsável dentro do projeto.

Linhares afirmou também que a implantação dos sistemas da Interlegis será um grande avanço tecnológico para a Câmara de Caçapava do Sul, pois após as tratativas com o Senado Federal, o município foi escolhido para ser um dos dois Polos multiplicadores da tecnologia desenvolvida pelo Interlegis em todo Estado.

Data de publicação: 07/10/2014