A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul sediará a Oficina de Tecnologia Legislativa, um curso presencial, destinado a funcionários de Câmaras Municipais de todo o país, com foco no cumprimento das leis de transparência e de acesso à informação....
A Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul sediará a Oficina de Tecnologia Legislativa, um curso presencial, destinado a funcionários de Câmaras Municipais de todo o país, com foco no cumprimento das leis de transparência e de acesso à informação.
Com duração de 32 horas, entre os dias 13 e 17 de outubro, a Câmara de Caçapava do Sul receberá técnicos do Interlegis/ILB que irão ministrar treinamentos de tecnologia para servidores de Câmaras Municipais. O objetivo é atender a demanda destas Casas na implantação e capacitação no Portal Modelo e no sistema SAPL.
“Fomos convidados para palestrar sobre o portal em congressos promovidos pelo Interlegis em todo o país, comprovando assim que a metodologia aplicada em nosso portal é mais completo diante do cenário da grande maioria das câmaras municipais do país, pois fomos considerados um polo multiplicador desta nova tecnologia”, destaca o Diretor da Câmara e coordenador do polo multiplicador do Interlegis, Eriton Talarico.
Nesta oficina , os instrutores irão capacitar os servidores para que eles estejam aptos a alimentar e administrar o portal de internet de suas respectivas Casas e atualizar o sistema. O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara.
A instalação do Sistema Interlegis visa a informatização do processo legislativo na elaboração das proposições, protocolos e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção e atualização das bases de lei. Com isso será facilitadas as atividades do parlamentares ao mesmo tempo permitindo ao cidadão acompanhar via internet todos os trâmites da Câmara de Vereadores.
O Programa Interlegis é mantido e financiado pelo Senado Federal em parceria com o BID - Banco Internacional de Desenvolvimento, tem como objetivo apoiar o processo de integração, comunicação, tecnologia, capacitação e modernização do Poder Legislativo brasileiro nos níveis federal, estadual e municipal, bem como aumentar a participação dos cidadãos no processo legislativo.
“O sistema de informatização nas Câmaras de vereadores tem o intuito de desenvolver sistemáticas tecnológicas voltadas à informação e comunicação facilitando a relação governo-cidadão, principalmente o que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil”, destaca o presidente Peter Linhares.
Data de publicação: 23/09/2014