Na manhã desta sexta-feira, dia 19, a equipe diretiva da Companhia Riograndense de Saneamento ( CORSAN), esteve em Caçapava do Sul, liderada pelo Diretor de Obras, Luiz Fernando e pelo Superintendente Geral, André Finamor, com o objetivo de assinar e...
Na manhã desta sexta-feira, dia 19, a equipe diretiva da Companhia Riograndense de Saneamento ( CORSAN), esteve em Caçapava do Sul, liderada pelo Diretor de Obras, Luiz Fernando e pelo Superintendente Geral, André Finamor, com o objetivo de assinar e publicar o edital de licitação no valor de R$ 7 milhões, que serão aplicados na construção de uma estação de tratamento e implantação de rede de esgoto em 22% do perímetro urbano da cidade.
O evento aconteceu no salão da AABB, na presença de entidades de classe, do Prefeito Otomar Vivian, do Vice Ilson Tondo, do Presidente da Câmara, Peter Linhares e dos demais diretores da Corsan, bem como o Prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, Vereadores e Secretários Municipais.
No inicio do encontro, o Secretário de Planejamento, Ibucaçara Miranda e o engenheiro Marcelo Spode, fizeram uma apresentação no telão da região da cidade que receberá a rede de esgoto e a estação de tratamento, compreendendo toda a bacia da fonte do mato. O Projeto irá contemplar 9 mil metros de rede, atingindo os bairros Persa, Pinheiro, Vivian, Vila Herinques, São Domingos, Patricio Pazinato, Cidade Jardim e Fonte do Mato.
Na sequencia, o Superintendente Geral, André Finamor fez o uso da palavra para informar que esta licitação no valor de R$ 7 milhões contempla 22% da cidade, mas o projeto pode ser estendido em até 50%, já que a estação de tratamento estará concluída, ou seja, as obras serão apenas de extensão da rede.
Após, o Diretor de Obras e Expansão da Corsan, Luiz Fernando, fez junto com o Prefeito a assinatura do edital de licitação que será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima quarta-feira. A licitação é no modelo (RDC), que representa maior agilidade no tramite licitatório.
No final, o Prefeito disse que este é um dia histórico para Caçapava do Sul, já que o recurso veio a fundo perdido através Funasa há vários anos e somente agora está sendo concretizado. “Caçapava só possui uma região na cidade que tem coleta de esgoto, que é no bairro promorar, mas não possui tratamento, somente coleta. Mas com este novo projeto, além de mais 22% da cidade que terá coleta, o município vai ter também uma estação de tratamento, que devolve o esgoto tratado para a barragem”, disse o Prefeito.
Já o Presidente da Câmara Peter Linhares, informou aos diretores da Corsan durante o almoço, que desde o ano passado o Legislativo junto com o executivo vem tratando para que a Funasa liberasse este recurso, principalmente quando os vereadores Luis Fernando Torres, José Sidnei Menezes e Peter Linhares estiveram em Brasília, na sede da Funasa no final de 2013.
Data de publicação: 22/09/2014