Na sessão plenária desta segunda-feira, 15 de setembro, foram aprovados oito projetos de lei provenientes do Poder Executivo.
Na sessão plenária desta segunda-feira, 15 de setembro, foram aprovados oito projetos de lei provenientes do Poder Executivo.
As propostas visam firmar convênio e conceder auxílio financeiro para as entidades tradicionalistas da cidade, durante os festejos farroupilhas, diante da importância histórica e cultural preservada pela população de Caçapava do Sul.
A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.
A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.
Entre os contemplados estão os CTGs Ronda Crioula, Associação de Trovadores, Sentinela do Forte, Sentinela dos Cerros, Heróis do Seival, Família Nativista, Pampa e Querência e Clareira da Mata.
Cada Centro de Tradições Gaúchas receberá R$ 2.000,00 para custear parte das despesas recorrente da Semana Farroupilha.
Segundo justificativas dos projetos de lei, este recurso visa incentivar as tradições e a cultura do povo de nossa cidade, em razão da história do município, “levando em consideração que somos a 2ª Capital Farroupilha, motivo de grande orgulho para toda a população da nossa cidade”.
O Poder Executivo destaca ainda que os Festejos Farroupilhas estão previstos no Calendário de Eventos Oficiais do Município.
Data de publicação: 16/09/2014