A dependência química de jovens e adultos é um assunto recorrente em nosso município, no Brasil e no Mundo. Em Caçapava do Sul temos alguns grupos que se dedicam no auxílio e amparo de pessoas que utilizam drogas, por isso a preocupação constante do poder público e da sociedade com este problema.

Na quinta-feira, 4 de setembro, o vereador Silvio Tondo, acompanhou o Presidente da Fazenda Esperança, Franco Oliveira, do município vizinho de Bagé, em uma reunião com o prefeito municipal Otomar Vivian.

A Comunidade Terapêutica Fazenda Esperança em Bagé é gerenciada pela Organização Não Governamental (ONG) Comunidade Terapêutica Tempo de Missões, que começou os trabalhos com palestras de prevenção às drogas em escolas e instituições. Depois de dois anos, completados em janeiro de 2013, o toxicodependente recuperando Fabian Franco Oliveira resolveu partir para a ação efetiva, fundando as bases de uma comunidade terapêutica. Surgiu, então, a Fazenda Esperança, em Bagé.

Oliveira chegou a abrigar seis dependentes em sua casa. Ele entende que esse acompanhamento somado à sua experiência em tratamentos foram fundamentais para decidir pela criação da fazenda.

Hoje em dia a Fazenda Esperança abriga 24 residentes e tem capacidade para 30. No passar dos anos o local foi ampliado para melhor atender estas pessoas que precisam de atenção e cuidados especiais. A entidade vive de doações da comunidade, com a ajuda de parcerias, tanto individual quanto empresarial e igrejas.

A comunidade tem uma disciplina rígida com trabalhos diários dos residentes. Muitos que chegam para o tratamento acabam desistindo e indo embora. A verdade é que o dependente só aceita se tratar depois que perdeu tudo e que todos o abandonaram, como pais, esposa e filhos. Ele sabe que seu espaço na sociedade já não existe. É a partir dessa realidade que se justificam os métodos de disciplina e a base da crença religiosa cristã. Na Fazenda Esperança existe o conceito evangelizador, mas sem ligação com nenhuma igreja ou religião específica. “Jesus Cristo é o centro de tudo”, sintetiza Franco Oliveira, que adaptou os 12 Passos dos Alcoólicos Anônimos, inclusive escreveu um livro sobre o tema, utilizando também os ensinamentos da literatura dos Narcóticos Anônimos.

“Não tem nada de radicalismo. Não existe essa história de pode e não pode, buscamos o meio termo. Somos seguidores de Cristo, mas é importante que cada um tenha a sua linha de crença”, explica o diretor da comunidade.

O objetivo é ressocializar este paciente, promovendo cursos profissionalizantes durante o período que estiver residindo na fazenda, podendo assim, reintegrar este cidadão a sociedade com dignidade e com uma profissão.

O vereador Silvio Tondo afirmou que é importante que o município tenha este tipo de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fazenda Esperança, para que caçapavanos que tenham problemas com drogas e álcool tenham oportunidade de passar por um tratamento que possa reintegrá-lo à sociedade. Hoje na cidade é desenvolvido um grande trabalho peloCentro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, CAPS

Data de publicação: 10/09/2014